Líder na produção, Paraná colhe safra de feijão e planta a de trigo
O Paraná é um dos principais produtores de grãos do país e durante todo o ano o trabalho não para no campo. Neste momento, os agricultores estão plantando trigo em uma região e colhendo feijão em outra.
Aos poucos, a safrinha do feijão vai sendo retirada do campo. Em uma propriedade que fica em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, três máquinas trabalham sem intervalo. O responsável pela área explica que foram plantados 220 hectares de feijão preto e devem ser colhidas 500 toneladas.
A quantidade é a mesma da última safra, porém dessa vez a qualidade do grão e o preço pago ao produtor estão dentro do esperado. Nesta safra, os produtores de feijão estão recebendo em média R$ 130 pela saca, praticamente o dobro do que foi pago na safra anterior.
O Paraná é o maior produtor de feijão do país e deve colher 409 mil toneladas nesta safra, 85 mil a mais que na safra anterior.
Outra cultura que o estado lidera a produção é o trigo. Nos campos da região oeste do Paraná, o trabalho tem sido intenso. A previsão é otimista: a Secretaria de Agricultura e Abastecimento espera que sejam colhidos três mil quilos de trigo por hectare, chegando a uma safra de quatro milhões de toneladas. Com isso, a produção deste ano deve ser 7% maior do que a do ano passado, mesmo com uma redução de 2% na área de plantio. Essa diminuição foi causada pelos preços em queda.
Leia a notícia na íntegra no site G1 - Globo Rural.
0 comentário
Ibrafe: Mercado do feijão manteve as cotações estáveis
Autoridades russas inflam números da safra, diz associação de comerciantes
Ibrafe: Foi grande o estrago nas lavouras de feijão de São Paulo
Produtividade da canola será menor do o esperado, mas ainda em patamar elevado
Safra de sorgo 2024/25 começa a ser plantada em todo país; grão está presente na alimentação humana e animal e no biocombustível
Políticas de grãos da Rússia ajudam Ucrânia a garantir as vendas