Nos EUA, Influenza já afetou mais de 20 milhões de aves

Publicado em 06/05/2015 07:27

Em relatório que, ultimamente, vem sendo atualizado dia a dia, ontem (5), o APHIS – sigla, em inglês, do Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal do USDA – Departamento de Agricultura dos EUA – destacava, em tipos quase garrafais, que o surto de Influenza Aviária que ora grassa em boa parte daquele país já atingiu 21.644.473 aves.

O número, esclareça-se, é preliminar, pois há vários casos em que, a despeito da confirmada presença do vírus, o número de aves afetadas permanece pendente. Portanto, o plantel afetado é bem maior.

De qualquer forma o número surpreende, pois, menos de cinco meses depois do registro do primeiro caso, a presença do vírus já foi confirmada em 13 estados norte-americanos e, até ontem, o número de focos registrados eram 114.

Três diferentes correntes de aves migratórias atuaram nesses 114 casos: a do Pacífico, responsável por 10 casos, a corrente migratória Central, com 8 casos; e a corrente do Mississipi, com 96 casos.

Mas como os serviços sanitários dos EUA sempre mantiveram um ativo sistema de vigilância e prevenção para a doença, supõe-se que a ocorrência tenha afetado, muito mais, a avicultura informal, certo? Errado. Pois os casos registrados nas criações chamadas de fundo de quintal não passaram de 12. Ou seja: quase 90% dos casos (102, no total) ocorreram em criações comerciais.

Leia o conteúdo na integra no site AviSite.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Os 20 milhões de aves afetadas pela Influenza nos EUA é muito pouco para o alojamento anual americano, de cerca de 5 bilhões de aves, e quase nada perante o alojamento mundial de 19.6 bilhões de aves anualmente... O maior prejuízo fica por conta da interpretação do investidores que venderam agressivamente contratos de farelo de soja na CBOT, derrubando o preço deste produto e por extensão do preço da soja em grão. (Fonte: SIMConsult)

    0
    • Liones Severo Porto Alegre - RS

      Sobre os fatores que influenciam a formação do preço das commodities agrícolas :(Parte artigo postado no SIMConsult em 1/5/15)

      ´´Como a soja não é um produto de consumo direto, os fatores fundamentais exigem análises compostas da cadeia, desde a produção, passando pela logística, processamento, distribuição até a utilização final, como ração para os rebanhos. Portanto os fatores fundamentais são pertinentes ao produto e sua cadeia de atuação e desempenho.

      Os fatores eventuais, são mais afeitos as operações da CBOT, porque as negociações desprezam o percurso da cadeia, já que contratos de futuros podem ser negociados, vendidos ou comprados, em qualquer tempo, mesmo em alguns segundos. As análises que se concentram nas operações da CBOT, isolam o produto do percurso da cadeia e restringem suas análises somente sobre a oferta ou produção. As analises dos fatores eventuais ficam restritas, além da oferta, sobre o clima, doenças dos rebanhos, realização de lucro e outros conteúdos de menor expressão. Os fundos de investimentos atuam sobre estas características e suas formulações são invariavelmente baixistas, porque embora sejam ofertantes e demandantes em títulos que representam mercadorias, não são produtores e nem consumidores e, desprezam as relações das mercadorias físicas, principalmente do consumo.

      São fortes os impactos psicológicos resultante do universo de repetidores dessa condição, que muitas vezes se tornam dominantes na formação do preço. Entretanto, a natureza do mercado está na produção e utilização do produto, condição natural ou soberana.``

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Tem abatedouros da BRF que abatem os 20 milhoes e menos de 30 dias...logo como já postei e o Liones bem coloca em termos de volume com relação ao tamanho do abate nada representa...e por isto muita gente fala bobagem...

      0