Quase 90% da lavoura de arroz já foi colhida no Rio Grande do Sul, segundo Irga
A colheita do arroz da safra 2014/2015 no Estado se aproxima do final. Com 87,4% da área colhida, o equivalente a 984.152 hectares, os produtores do Estado apresentam uma produção até agora de 7.606.063 toneladas e uma produtividade média de 7.729 quilos por hectare. A região produtora com a melhor produtividade até agora é a Zona Sul, com 8.333 quilos por hectare. Com 161.262 hectares colhidos, 88% da área plantada, a região arrozeira tem uma produção de 1.343.807 toneladas.
Em Jaguarão, município atendido pelo 25º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o produtor Ricardo Teixeira Gonçalves da Silva, do grupo Quero Quero, ressalta que mesmo com as chuvas, que o levaram a plantar parte da lavoura fora do período planejado e, com isso, atrasar também no plantio da soja, houve incremento de produtividade de sete sacos por hectare. "O tempo ajudou e o mês de março foi quente e seco, e obtivemos resultados positivos mesmo num ano de adversidade climática".
O grupo planta aproximadamente quatro mil hectares de arroz e três mil ha de soja. Em caráter experimental, nesta safra, as lavouras foram irrigadas com politubos, experiência que deve se repetir no próximo ano e estendida também para a soja. Para a próxima safra, o produtor já está com 60% das áreas de soja e arroz prontas. "Todos os esforços são no sentido de plantar na época certa, tanto o arroz quanto a soja", diz.
O produtor Oscar Tomaz Gomes Prado, também de Jaguarão, planta 700 hectares de arroz e, este ano devido a adversidades climáticas, plantou 200 de soja, quando planejava 400 hectares. Apesar das adversidades, registra incremento de produtividade de 10 sacos em relação à safra passada.
Para a próxima safra, ele está com 90% da área de arroz pronta. Realizou investimentos em agricultura de precisão em áreas com histórico de baixa produtividade, o que deve repetir este ano, e também investirá em irrigação com politubos.
A região produtora com a colheita mais adiantada é a Planície Costeira Externa (PCE) que tem 94,6% da área colhida, o equivalente a 134.372 hectares. A produção é de 908.634 toneladas e a produtividade média de 6.762 quilos por hectare.
Leia o conteúdo na integra no site Olhar Direto.
0 comentário
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso