FMC alerta sobre surtos de Bicudo nas lavouras de algodão com ações de prevenção e conscientização
Segundo a Associação Goiana dos Produtores de Algodão (AGOPA), o Bicudo do Algodão gerou um prejuízo de R$ 1,5 bilhão nos últimos 15 anos no País. No Brasil, um dos maiores produtores de algodão do mundo, essa praga chegou há mais de 30 anos e com o ritmo acelerado de produção das lavouras tem se adaptado ano a ano. Dessa forma, a FMC Agricultural Solutions, realiza o projeto Alerta Bicudo por meio de uma série de ações de conscientização, manejo, capacitação e prevenção para os cotonicultores. A campanha contempla além de informações e dicas de manejo nas mídias sociais, conta também com eventos técnicos nas principais cidades produtoras da cultura. Produtores de Rondonópolis (MT) e Luis Eduardo Magalhães (BA) já foram beneficiados com encontros.
Os próximos eventos serão realizados nos dias 9 de abril, em Sapezal (MT), em seguida no dia 10, em Deciolândia (MT), já 17, em Campo Verde (MT) e encerra no dia 23 de abril, em Chapadão do Sul (MS). A ação contará com palestras doentomologista, Paulo Eduardo Degrande, com temas como motivos do aumento do Bicudo no Brasil e estratégias e ferramentas de controle.
O engenheiro agrônomo e gerente de inseticidas da FMC, Adriano Roland, reforça como é o ciclo de vida do Bicudo e como esta praga tem prejudicado as lavouras brasileiras. “No ano passado, o Bicudo se mostrou presente em quase todas as discussões sobre o futuro da cotonicultura no Brasil. Isso porque a praga se encontra em um nível alarmante em várias regiões, afetando muitas plantações. A proliferação do Bicudo, quando não combatida, é extremamente rápida. Seu ciclo de vida, de ovo a adulto, é completo em cerca de 20 dias e podem ocorrer de quatro a seis gerações do besouro durante uma única safra”, explica.
Roland destaca a importância desta iniciativa. “No projeto Alerta Bicudo nossa equipe está ainda mais próxima do produtor rural para trocar conhecimentos, levar informações relevantes e atualizadas e esclarecer suas dúvidas sobre o manejo adequado. Nosso objetivo é investir cada vez mais em soluções que contribuam para o controle dessa praga, cabe destacar que há a necessidade de se adotar uma combinação de medidas de controle, soluções como uso de armadilhas antes e depois da safra, destruição de soqueira, eliminação das plantas voluntárias nas lavouras subseqüentes e aplicações foliares. A FMC se mobilizou junto às entidades representativas, agrônomos, representantes de cooperativas, líderes e consultores das regiões visitadas, para debate das estratégias de manejo e controle da praga. Em LEM, por exemplo, o evento contou com a participação de coordenadores do Programa Fitossanitário da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA) e da Fundação Bahia”, destaca.
Soluções Tecnológicas FMC contra Bicudo
A FMC oferece solução completa de manejo contra o Bicudo-do-algodoeiro.
Inseticida Marshal Star - Age no controle do Bicudo atuando com mais rapidez e eficiência, se comparado com os produtos convencionais. Sua formulação mais concentrada do que as soluções disponíveis no mercado, o que proporciona aplicações com doses reduzidas dando mais praticidade ao usuário, com melhora do custo benefício. Excelente controle do pulgão e supressão de algumas espécies de lagartas nos primeiros instantes que ocorrem nesta fase. Entre os principais atributos desta tecnologia estão eficácia no controle, via ação de contato e ingestão, potência, por apresentar maior efeito de choque e eficiência contra o pulgão.
Inseticida Fury 200 EW: Atua com rapidez e máximo poder de choque, com formulação especifica e age com precisão por contato e ingestão.
Inseticida Talisman – Solução com amplo espectro de ação, o Talisman é essencial para o controle do pulgão, ácaro, bicudo, lagarta das maçãs, spodoptera e curuquerê. Os mecanismos de ação combinados de Talisman, proporcionam uma maior segurança no aparecimento de resistência de pragas, proporcionando maior segurança para o manejo de pragas.
Inseticida Talstar – Excelente no controle de lagartas e também com atividade acaricida. Versátil e altamente eficaz no controle do complexo de pragas da cultura do algodão. O produto é a melhor opção no controle do complexo de lagartas, cujo principal benefício é sua ação prolongada em relação aos demais inseticidas.
Tubo mata bicudo - O TMB (Tubo Mata-Bicudo) consiste em um tubo de papelão biodegradável de cor semelhante à flor do algodão, onde são pincelados óleo de algodão e um ingrediente ativo chamado malathion. Na entrada superior do tubo é colocada uma cartela com feromônio sintético para atração do bicudo, que, ao se chocarem com o tubo, se contaminam e morrem.
0 comentário
Bahia inicia plantio da safra 2024/2025 de algodão com perspectivas positivas
Algodão/Cepea: Negócios mantêm bom ritmo; preços recuam
Vazio sanitário do algodão, na Região 4 de Goiás, começa no domingo, dia 10
Algodão/Cepea: Vendedores mantêm foco em embarques de contratos a termo
Expectativa para o plantio do algodão 2024/25 no Oeste da Bahia é de clima mais favorável do que a safra anterior
Algodão : Demanda global mais baixa e problemas políticos e financeiros, em alguns dos principais destinos da fibra, marcam a conjuntura em 2024