Qual será o espaço do trigo no próximo inverno?

Publicado em 19/03/2015 07:59
Ao mesmo tempo em que acelera a colheita da safra de verão, o agricultor gaúcho pensa em como irá organizar a produção de inverno, que tem como principal cultura o trigo. A combinação da frustração de safra em 2014 com dólar valorizado – o que encarece os custos –, deve resultar em área menor para o cereal neste ano no Rio Grande do Sul.
 
Pelo menos essa é a percepção que têm representantes de entidades como a Federação da Agricultura do Estado (Farsul) e a Federação das Cooperativas Agropecuárias (Fecoagro). Uma rápida consulta da coluna a produtores na Expodireto, na semana passada, para saber das intenções de plantio, teve como resposta: "nem vem me falar em trigo".

Escaldado pelo resultado da safra passada, que encolheu em volume – 52,3% em relação ao ano anterior – e deixou a desejar em qualidade, o agricultor se pergunta por que seguir investindo na cultura. E mais do que nunca faz as contas.

– Gostaria de ser otimista e dizer que a área vai aumentar. Mas não vejo esse sentimento do produtor – diz Paulo Pires, presidente da Fecoagro.
 
A indefinição do governo quanto ao reajuste pedido para o preço mínimo – de 19,34% – também não tem ajudado. Deixa o produtor sem referência no momento em que precisa planejar a lavoura de inverno.
 
Conforme o Ministério da Agricultura, o novo preço mínimo ainda está sendo negociado. Depois do consenso, é submetido à Fazenda e precisa receber o aval do Conselho Monetário Nacional (CMN).
 
Leia a notícia na integra no site Zero Hora.

 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Zero Hora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário