Colheita do arroz segue lenta no Rio Grande do Sul
De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), até o dia 5 de março, a colheita do arroz atingiu 14,0% da área total destinada ao grão em 2014/2015 no Rio Grande do Sul.
O avanço semanal foi de 4,0 pontos percentuais. Na comparação com o mesmo período da safra 2013/2014 o atraso é de 14,0 pontos percentuais.
A expectativa é que os trabalhos no campo ganhem ritmo mais acelerado nas próximas semanas, considerando, principalmente, que 49,0% das lavouras se encontram aptas para serem colhidas.
Com a maior oferta no mercado interno os preços começam a ceder. A saca de 50,0kg iniciou março, até o dia 9, cotada, em média, em R$36,01, queda de 5,8% na comparação mensal.
No entanto, em relação ao mesmo período do ano passado, quando a saca estava cotada, em média, em R$34,18, os preços ainda estão 5,3% maiores.
A expectativa em curto e médio prazos é que o cenário baixista se mantenha. No entanto, a queda na produtividade em algumas regiões do estado pode ser um fator de sustentação dos preços.
0 comentário
Feijão/Cepea: Maior oferta e qualidade menor mantêm valores em queda
Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20