Adido do USDA no Brasil estima safra de soja do país em 93 milhões de toneladas
O adido do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) no Brasil estimou a safra brasileira de soja 2014/15 em 93 milhões de toneladas. A última estimativa oficial da matriz do departamento, no entanto, é de 94,5 milhões de toneladas. Os números serão atualizados no novo boletim mensal de oferta e demanda do USDA no próximo dia 10.
O número do adido fica em linha com algumas projeções divulgadas nessa semana, como a de 93,5 milhões de toneladas da França Junior Consultoria; 93,1 milhões da FCStone e 92,5 milhões da Informa Economics. O maior número veio de Agroconsult, que estimou 94,7 milhões de toneladas, e o menor ficou com a Céleres Consultoria, que projetou a colheita do país em 91 milhões de toneladas.
A safra brasileira foi marcada por uma clara irregularidade nesta temporada e deve ser concluída dessa forma. Nas regiões onde ainda há lavouras em desenvolvimento, os produtores têm certeza sobre seus níveis de produtividade e onde a colheita já está em andamento, o cenário é semelhante.
Até o último dia 27 de fevereiro, a colheita de soja no Brasil já estava concluída em 30% da área, contra 41% do mesmo período do ano passado. Em Mato Grosso, de acordo com o último levantamento do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária), a colheita já foi concluída em dois terços da área plantada, chegando a 67,4%. Na temporada 2013/14, nesse mesmo período, o índice era quatro pontos percentuais maior.
Os trabalhos de campo estão atrasados, em parte, pela greve dos caminhoneiros que aconteceu no Brasil nos últimos dias - principalmente no Sul e Centro-Oeste do país, uma vez que a chegada de combustível para o maquinário dar continuidade da colheita ficou comprometida. Em determinado momento da paralisação, a Aprosoja mostrou que 80% dos produtores do estado chegaram a ficarm sem óleo diesel.
0 comentário
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira