Ferrugem provoca perda “silenciosa” na soja em MT
Enquanto muitos agricultores comemoram o retorno das chuvas e outros já avaliam que esta safra sofre menos ataques de insetos e doenças do que o habitual, a ferrugem asiática age silenciosamente e reduz a produtividade de lavouras de soja do Oeste de Mato Grosso, conferiu a Expedição Safra Gazeta do Povo. Os técnicos e produtores da região dizem que o impacto pode ser ampliado pelas chuvas deste mês.
Lançar alertas aos produtores se tornou parte da rotina do agrônomo Emerson Müller, que monitora a produção de 20 mil hectares de soja. Ele conta que, apesar de o número de ocorrências não estar subindo rapidamente, a doença está se alastrando.
A partir do momento em que constata a presença do fungo causador da doença, o produtor parte para a prevenção e os registros deixam de ser notificados. O número de aplicações de defensivos tende a aumentar, elevando custos na reta final do ciclo.
Confira a notícia na íntegra no site do Gazeta do Povo
1 comentário
Soja fecha no vermelho em Chicago nesta 2ª feira, com pressão ainda vinda dos fundamentos e dólar
Sim! Há demanda para toda a soja que o mundo está produzindo na safra 2024/25
Soja segue operando com estabilidade em Chicago nesta 2ª, mas passa para o campo negativo
Soja/Cepea: Clima favorável reforça perspectiva de maior oferta, e preço cai
Aprosoja MT apresenta sugestões ao Governo de MT para regulamentação da Lei da Moratória da Soja
Soja sobe levemente na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira, acompanhando altas entre os derivados
Douglas Gehrke Capitão Leônidas Marques - PR
Isso não é uma realidade somente do Mato Grosso, aqui no Oeste do Parana também aconteceram casos assim. No sitio do meu pai estávamos tranquilos quanto aos ataques de insetos não observamos que a ferrugem estava presente na lavoura. Quando vimos que ela estava presente a soja já com quase 50% lourando. Tarde de mais...