Clima será mais favorável à colheita da soja no Centro-Oeste do que na safra passada
Apesar de algumas colheitadeiras já estarem no campo, retirando a soja, o lançamento oficial da colheita da oleaginosa em Mato Grosso está marcado para esta quinta-feira, na cidade de Alto Garças, 357 quilômetros ao sul da capital mato-grossense. As condições do clima para os trabalhos dessa safra serão mais favoráveis do que em 2014, quando o excesso de chuva provocou prejuízos nas lavouras de soja.
De acordo com dados do IMEA (Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária) até o momento foram colhidos 7,67% da área no Estado, o valor representa uma área de 193 mil hectares. Mas o grosso mesmo da colheita deve acontecer entre a segunda quinzena de fevereiro e a primeira quinzena de março, quando cerca de 66% das lavouras estarão prontas para serem colhidas.
Segundo o meteorologista da Somar Meteorologia, a chuva em fevereiro será mais intensa do que em janeiro no Centro-Oeste, mas os maiores acumulados serão registrados nos primeiros 15 dias, isso quer dizer que os temporais mais generalizados e intensos não devem atrapalhar o período de maior movimento das colheitadeiras no campo.
Em Mato Grosso do Sul, o lançamento oficial da colheita da soja aconteceu na última terça-feira. No Estado 5% da área já foi colhida e a expectativa é que a produção final seja de 6,6 milhões de toneladas. O valor é menor do que havia sido apresentado pela Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho) no início da safra atual, mas ainda será 10% maior do que a produção as safra 2013/2014.
0 comentário

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80

Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt

Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt

China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil

Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre

Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira