Café: Cocatrel aponta 25 dias de clima seco em 90% das lavouras da região de Três Pontas
Para o gerente do Departamento Técnico da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Três Pontas (Cocatrel), Jorge Luiz Piedade Nogueira, o mês de janeiro de 2015 parece repetir os passos do mesmo mês do ano passado. “O que os cooperados e técnicos que vão a campo têm relatado mais é a falta de chuva. Podemos dizer que em 90% da região faz 25 dias que não chove”, aponta o gerente.
O clima seco que afeta as plantações dos cooperados ocorre justamente na época de granação. “Esse é um momento decisivo para o enchimento dos grãos. Acredito que para não prejudicar mais essa etapa é preciso que chova bem, pelo menos, até a primeira quinzena de fevereiro”, comenta Nogueira.
No mês de janeiro, segundo dados da Estação Meteorológica de Três Pontas (MG), foram registrados até agora 65 mm na Média de Chuva do município. No entanto, Jorge frisa que o número se refere ao local onde a medição é realizada e não ao exatamente ao campo. “Neste mês dentro da cidade choveu bem mais do que no campo. Alguns lugares que nossos técnicos visitaram tiveram entre zero e 15 mm de chuva até aqui”, informa.
Veja a notícia na íntegra no site CaféPoint.
0 comentário
Diante da movimentação do mercado a expectativa é que o preço do café alcance novas altas nas bolsas internacionais
Café: preocupações com o fornecimento global mantêm ganhos de mais de 3% nas bolsas internacionais no início da tarde desta 3ª feira (27)
Oferta restrita mantém preços do café em alta nas bolsas internacionais nesta 4ª feira (27)
Café/Cepea: Indicador do arábica sobe mais de 30% em novembro
Preço do café sobe 4% nesta terça-feira e Bolsa de NY renova máximas para cotações do arábica
Mercado cafeeiro segue em sua tendência de alta no início da tarde desta 3ª feira (26)