Governo do Acre entrega 25 mil mudas de café para produtores
O produtor Marcelo Almeida fala com orgulho da plantação de café que tem em sua colônia, a Alto Paraíso, localizada no ramal Campo Novo, em Acrelândia, no Acre. Além da plantação de banana e mandioca, é do café que ele tira a maior parte da renda familiar.
“Eu já estou na quarta safra e não penso em deixar de cultivar café nunca mais, ainda mais recebendo todo o apoio que o governo do estado nos dá”, conta o produtor rural.
Marcelo Almeida é um dos 43 produtores da Associação Aprarucã, de Acrelândia que, nesta sexta-feira, 9, receberam do governo do estado 25 mil mudas clonais de café – tipo de muda de alta precocidade acelerando o processo de colheita de café.
Segundo o secretário de Estado de Agropecuária (Seap) do Acre, José Carlos Reis, o que antes demoraria até dois anos, com essa nova muda poderá já se ter na primeira safra. “A vantagem da muda clonal é a rapidez com que a semente aparece. Esses produtores, que estão recebendo essas mudas hoje, podem contar com a primeira safra para daqui um ano no máximo”, explicou.
Além da doação, o governo do Estado oferece o preparo das áreas para o plantio e assistência técnica especializada. Atualmente, são produzidas 25 sacas por hectare, mas a meta do governo é fazer com sejam produzidas 100 sacas por hectare. Em média cada saca é vendida por R$ 270.
A tradição do plantio do café é incentivada pelo governo em Sena Madureira, Bujari, Manoel Urbano, Feijó, Capixaba e Plácido de Castro, locais onde já existia a plantação. Reis conta que 70% do café comercializado no Acre é comprado fora, mas que com os investimentos e incentivos que o Estado tem feito neste setor, a produção deve fortalecer neste ano. O secretário revela que a meta é zerar essa porcentagem.
“O nosso objetivo é investir 8 milhões de reais na cadeia do café e expandir para a região do Vale do Juruá, aumentando a produção. Além disso, vamos colocar um descascador e um secador para que os produtores tenham condições de valorizar ainda mais o produto”, ressaltou José Carlos Reis.
0 comentário
Café: Chuvas abaixo do esperado trazem suporte para alta do preço do arábica no fechamento desta 2ª feira (23)
Média diária de faturamento de café torrado tem alta de 86,2% nos quinze primeiros dias úteis de dezembro de 2024
Preços do café trabalham em lados opostos nas bolsas internacionais no início da tarde desta 2ª feira (23)
Café: preços iniciam 2ª feira (23) com baixas moderadas nas bolsas internacionais
Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras
Café em Prosa #195 - Museu do Café passa por reposicionamento institucional e ganha nova identidade visual