Balança comercial da China em dezembro é mais forte do que o esperado
Por Xiaoyi Shao e Pete Sweeney
PEQUIM/XANGAI (Reuters) - Os dados comerciais de dezembro da China superaram as expectativas, uma vez que a demanda dos Estados Unidos ajudou a compensar a fraqueza na Europa e no Japão enquanto as barganhas chinesas nos mercados de commodities ajudaram a colocar um piso nas importações em queda.
A China registrou um superávit comercial de 49,6 bilhões de dólares no mês, menor do que o recorde de novembro de 54,5 bilhões de dólares.
Embora as exportações tenham crescido mais rápido e as importações encolhido menos do que o previsto, autoridades alertaram para mais obstáculos no primeiro trimestre.
As exportações em dezembro avançaram 9,7 por cento ante o ano anterior em termos denominados em dólar, mostraram nesta terça-feira dados da Administração Geral de Alfândega, superando a expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 6,8 por cento.
As importações caíram apenas 2,4 por cento, sendo que analistas esperavam um declínio de 7,4 por cento.
Autoridades mostraram-se cautelosas ao discutir sobre o momento positivo do comércio.
"Achamos que os fatores negativos que afetaram o desempenho do comércio em 2014 serão mantidos por um tempo", disse Zheng Yuesheng, porta-voz do escritório de alfândega da China.
Zheng referia-se a fatores como recuperação fraca na economia mundial, queda do investimento direto na indústria chinesa e alta dos custos de produção doméstica.
A queda menor nas importações do que em novembro deveu-se amplamente a uma retomada nas compras de commodities, e Zheng destacou que o recuo nos preços foi um benefício para o país ao reduzir os custos de importação.
0 comentário
Dólar ronda estabilidade na abertura e caminha para ganho semanal com aversão ao risco
China diz estar disposta a dialogar com os EUA para impulsionar comércio bilateral
Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso ao Ocidente
Índices da China têm pior dia em seis semanas com balanços e temores por Trump
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal