IGC eleva estimativa para safras globais de trigo e milho
Por David Brough
LONDRES (Reuters) - O Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês) elevou nesta quinta-feira sua previsão para a safra global de trigo em 2014/15 em 1 milhão de toneladas para um recorde de 718 milhões de toneladas, e disse que a demanda global deverá crescer bastante.
O IGC disse que o plantio das lavouras de inverno de 2015/16 está bastante avançado, com um total de área plantada que deverá subir 1 por cento na comparação anual.
"A demanda global deverá subir de maneira bastante forte, devido a um consumo acima da média para uso na alimentação, produção de ração e processamento industrial", disse o IGC.
"A média de uso está estimada em um recorde de 710 milhões de toneladas, alta de 1 milhão na comparação com o relatório de setembro e de 2 por cento na comparação anual."
Sob influência de altas nos oito maiores exportadores, os estoques ao final da temporada foram estimados como os maiores em quatro anos, disse o IGC.
Os estoques finais da União Europeia deverão praticamente dobrar, disse o conselho.
MILHO
A entidade também projetou a produção global de milho em 980 milhões de toneladas, alta de 6 milhões ante a previsão do mês passado, mas ainda abaixo do recorde registrado na temporada anterior, de 983 milhões de toneladas.
"Apesar de novas altas na previsão dos Estados Unidos e da União Europeia, a produção global ainda deverá ser menor que o recorde da temporada passada, devido a uma redução projetada na China e na América do Sul", disse o IGC.
0 comentário
Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20
China promoverá modernização das fazendas para sustentar produção de grãos