Top 5 do PIB de MT tem 3 municípios do agronegócio
Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Sorriso e Primavera do Leste apresentaram os cinco maiores Produtos Internos Brutos (PIBs) de Mato Grosso, em 2011. Juntos concentravam quase 40% (38,9%) do PIB estadual, indicou nesta terça-feira (17) a pesquisa Produto Interno Bruto dos Municípios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o IBGE, no ano pesquisado a soma total das riquezas produzidas no Estado correspondeu a R$ 71,4 bilhões (PIB mato-grossense), com o agronegócio sendo o setor com maior participação na composição da cifra. A capital Cuiabá respondeu por 17,4% deste volume, com um Produto Interno Bruto de R$ 12,4 bilhões, o maior na unidade federada.
A pesquisa do IBGE mostrou que o 'top 5' do PIB estadual é ocupado por municípios com perfil econômico baseado na atividade industrial, comercial e de prestação de serviços, a exemplo de Cuiabá (1ª no Estado) e Várzea Grande (3ª), mas também por outros agroindustriais, como Rondonópolis (2ª), Sorriso (4ª) e Primavera do Leste (5ª).
Leia a matéria na íntegra no site Agrodebate
0 comentário
Seguridade especial para cooperados do campo é sancionada
Ibovespa fecha em alta com avanço de pacote fiscal, mas sem euforia
A força da FPA em 2024: atuação da bancada garante conquistas históricas para o agro no Congresso Nacional
Comissão aprova proposta que incentiva recuperação de solos e pastagens sem desmatamento
Senado aprova projeto que susta o Programa Terra da Gente
Desenrola Rural: proposta oferece caminho para a renegociação de dívidas do setor agrícola