Leilão dos melhores cafés de S.Paulo vende todos os lotes
Todas as 84 sacas dos 10 lotes finalistas do 12º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira foram arrematados, por preços bem acima dos de mercado, por indústrias e casas de café no leilão encerrado quarta-feira (6). O ranking final, com a relação dos lotes que receberam os maiores lances, e a relação das empresas que mais investimentos fizeram, serão divulgados na próxima terça-feira (12), às 16 horas, no Museu do Café, em Santos, com a presença de produtores e compradores.
O concurso estadual foi disputado este ano por 83 lotes de cafés finalistas de 12 certames regionais, promovidos por cooperativas, associações e sindicatos de produtores paulistas de café. Os cafés adquiridos pelas torrefadoras serão industrializados e comporão a 11ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, exclusiva e limitada, que será lançada dia 17 de dezembro.
O concurso é uma promoção é da Câmara Setorial de Café de São Paulo e da CODEAGRO - Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura do Estado, e conta com a parceria do Sindicato das Indústrias de Café de São Paulo, da ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café, da ACS - Associação Comercial de Santos e do Museu do Café. A iniciativa tem como objetivos estimular a produção de cafés de alta qualidade no Estado; divulgar o conceito “Café de São Paulo” e promover junto ao consumidor o café como bebida saudável.
Javier Faus assumirá presidência da BSCA em 1º de dezembro de 2013
Os conselheiros diretores da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) debateram a nova estruturação da diretoria, em reunião realizada no dia 25 de outubro, e elegeram Javier Faus Neto para presidente da entidade, em substituição a Henrique Sloper, que assumirá a vice-presidência. Também foi eleita Maria Dircéia Mendes para o cargo de conselheira secretária.
A posse do novo presidente da BSCA será no dia 1º de dezembro e se estenderá até 30 de novembro de 2014. O conselho diretor da Associação tem mandatos de dois anos. Como os atuais conselheiros foram eleitos em 2012, Javier Faus, Henrique Sloper, Maria Dircéia Mendes, Marcos Mendes Reis, Henrique Dias Cambraia, Túlio Henrique Rennó Junqueira, Luiz Paulo Dias Pereira Filho, João Batista de Almeida Staut e Ismael José de Andrade permanecem na função até 30 de novembro do ano que vem.
O Conselho Fiscal também possui mandatos de dois anos e tomou posse em 1º de dezembro de 2012, o que mantém como titulares Luiz Otavio Franco de Souza, José Renato Gonçalves Dias e Antonio de Azevedo e Silva Jr., os quais têm como suplentes Marco Suplicy, Luiz Roberto Saldanha Rodrigues e Carmem Lúcia Chaves de Brito. A diretoria executiva da BSCA segue a cargo de Vanusia Nogueira.
Ao longo da reunião, os associados enalteceram o serviço prestado por Henrique Sloper como presidente da BSCA, exercendo papel importante na promoção, divulgação e consolidação dos cafés especiais brasileiros nos mercados doméstico e internacional, além da penetração em novos países.
Javier Faus disse que espera dar continuidade ao projeto da construção da cafeicultura brasileira como a mais competente do mundo na produção e na comercialização de cafés especiais. “Essa missão será cumprida com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do SEBRAE, além de centros de pesquisa e desenvolvimento, universidades, cooperativas, torrefadores, varejistas e associados, que são nossos grandes parceiros no desenvolvimento do setor”, conclui.
0 comentário

Preços do café encerram sessão desta 5ª feira (17) com quedas moderadas nas bolsas internacionais

Clima adverso diminui em 26% a produção de café conilon no Estado de Rondônia

Leve recuperação dos estoques do café robusta derruba os preços em Londres no início da tarde desta 5ª feira (17)

ABIC realiza 30º Encontro do Café - Encafé

Preços do café iniciam a 5ª feira (17) em queda com movimento de ajustes técnicos

Café: Preocupação com a produtividade da safra/25 faz preços fecharem sessão desta 4ª feira (16) em alta