Brasil deve ultrapassar EUA na produção de soja
Pela primeira vez em mais de 50 anos, o maior produtor de soja do mundo poderá não ser os Estados Unidos, mas o Brasil. É o que defende o site de economia Quartz, baseado em Nova Iorque.
O Brasil já tem se aproximado dos Estados Unidos por algum tempo na produção da oleaginosa. Na última safra, os EUA quase perdeu seu trono de maior produtor, ficando à frente do Brasil por apenas 55 mil toneladas. Mas, de acordo com as estimativas do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), nesta safra, o país finalmente irá colher mais soja que os EUA, atingindo uma produção de 88 milhões de toneladas, enquanto os americanos devem ficar em 85 milhões de toneladas.
A previsão é baseada na expectativa de diminuição de produtividade nos EUA, como resultado da seca severa que atingiu o meio-oeste. O aumento dos preços da soja e o enfraquecimento do Real também contribuiu para a previsão, já que isso incentiva os produtores brasileiros a dedicarem mais áreas para a produção de soja. O USDA estima que os brasileiros irão destinar 4% de terra a mais do que no ano passado para cultivar a oleaginosa.
Produção de soja no Brasil
A China, maior consumidor mundial de soja, está atendo à mudança. Em 2012, o país asiático importou 58,4 milhões de toneladas - quase 80% de seu consumo total e 60% de todas as importações globais de soja - devido a sua preferência pela oleaginosa para produzir óleo de cozinha, produtos de tofu e alimentação animal.
Os chineses têm confiado mais na produção americana de soja, por isso diminuiram sua produção interna e começaram a apostar em culturas mais lucrativas, como arroz e milho. Espera-se que esta colheita seja a menor desde 1993 no país. Mas o fornecimento dos EUA não é mais suficiente. As secas deste ano já deixaram aproximadamente 40% das lavouras em condições ruins ou muito ruins.
No ritmo atual, os EUA poderiam esgotar completamente a sua oferta de soja já em fevereiro, de acordo com o analista Jason Ward, da Northstar Commodity.
É aí que o Brasil entra. O USDA prevê que as importações chinesas de soja atingirão um recorde de 69 milhões de toneladas em 2014. O Brasil, maior exportador de soja do mundo no ano passado e o segundo maior exportador de soja para a China, está bem preparado para atender a demanda.
Informações do site: www.qz.com
Tradução: Fernanda Bellei
0 comentário
Soja fecha no vermelho em Chicago nesta 2ª feira, com pressão ainda vinda dos fundamentos e dólar
Sim! Há demanda para toda a soja que o mundo está produzindo na safra 2024/25
Soja segue operando com estabilidade em Chicago nesta 2ª, mas passa para o campo negativo
Soja/Cepea: Clima favorável reforça perspectiva de maior oferta, e preço cai
Aprosoja MT apresenta sugestões ao Governo de MT para regulamentação da Lei da Moratória da Soja
Soja sobe levemente na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira, acompanhando altas entre os derivados