Número de queimadas nos primeiros 5 dias de agosto ainda é 60% menor que no mesmo período do ano passado
As chuvas concentradas no Sul do país deixaram o tempo seco e com baixos índices de umidade do ar entre o Sudeste, Centro-Oeste, parte da região Norte e interior do Nordeste nos últimos dias. Apesar do calor e da falta de chuvas favorecerem o aumento das queimadas, o número ainda é menor que em 2012. Nesses primeiros cinco dias de agosto os focos de calor chegaram a 8.444 em todo o Brasil, enquanto no mesmo período do ano passado o número era de 20.507 incêndios florestais.
O número de queimadas nesse início do mês no Brasil é 60% menor que no ano passado. O Estado com mais focos de calor também é diferente. Em 2012 o campeão dos incêndios florestais entre 1º e cinco de agosto era Mato Grosso do Sul, com 3.369 queimadas. Agora, quem lidera essa lista é o Mato Grosso, mas com um valor reduzido de 1.655 focos de calor, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.
Leia a notícia na íntegra no site do Jornal do Tempo
0 comentário
Próximos sete dias têm previsão de fortes chuvas acumuladas no sudoeste de Goiás, mostra Inmet
Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás