Escoamento da safra de grãos por ferrovia até Santos é ampliado
A melhoria no fluxo de trens foi obtida por acordo entre as empresas concessionárias da via férrea e operadoras dos terminais portuários, mediado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes (MT). A negociação permitiu a liberação de seis quilômetros do trecho ferroviário entre Perequê e Cubatão, recentemente duplicado.
O projeto de duplicação da linha férrea esta prevista até o bairro de Valongo, em Santos (SP), que permitirá elevar a capacidade para até 20 trens por dia (carga de 2,3 mil caminhões.
Nos próximos dias, o MT, a Secretaria Especial de Portos, a Polícia Rodoviária e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Docas) irão se reunir para discutir a criação de um sistema de organização das filas de trens e caminhões na margem direita do porto de Santos, como já ocorre na margem esquerda. O objetivo é inibir a parada dos caminhões sobre a linha férrea, bloqueando a passagem dos trens. Além disso, será tratada nos encontros a possibilidade de aumento da capacidade de descarga nos terminas de grãos.
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