Município de Concórdia/SC em Situação de Emergência pela Crise da Suinocultura

Publicado em 04/07/2012 09:22
Falência do setor afeta economia e preocupa Santa Catarina.
A crise da Suinocultura está mobilizando o país, são praticamente todas as regiões produtoras do Brasil que sentem os reflexos do excesso de produção e falta da demanda.  Em Santa Catarina, as dificuldades são ainda maiores. Por aqui o cenário é de desespero. São mais de 12 mil produtores, que dia após dia, assistem, sem ação, a falência de milhares de propriedades, tanto integradas quanto independentes.  A Crise da suinocultura é tão forte que todos estão insatisfeitos e pagando para produzir.

No berço da suinocultura, a cidade de Concórdia, é uma das mais atingidas pela crise da atividade. Sem alternativas, o prefeito, João Girardi, que também foi suinocultor, declarou nesta segunda-feira (02/07), Situação de Emergência.

Lideranças do setor e autoridades participaram da reunião convocada pela Prefeitura de Concórdia e apoiada pela ACCS – Associação Catarinense de Criadores de Suínos. Produtores e empresários de frigoríficos lamentaram a situação e explanaram suas dificuldades. Após conhecer todos os relatos, o prefeito declarou Situação de Emergência e fez pedidos importantes que serão encaminhados ao Governo Federal. “Precisamos conquistar o equilíbrio entre a oferta e demanda também proporcionar um controle de produção, é necessário que haja insumos para atender os produtores com prazos para pagamentos adequados”, destaca o prefeito de Concórdia, João Girardi.

Para a ACCS, a força de todos é um instrumento para salvar, pelo menos, uma parte da cadeia que ainda sobrevive. “O decreto de Situação de Emergência revela que o momento é de risco para a suinocultura e para as economias dos municípios. Estar unidos para tentar mobilizar os governos é a última alternativa que possuímos para salvar uma parte da produção de suínos no estado e no país. Nos próximos dias, diversos municípios também irão decretar situação de emergência, o Extremo Oeste de Santa Catarina anunciará ainda nesta semana”, reforça o presidente da ACCS, Losivanio de Lorenzi.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ACCS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário