Mapa reúne secretários de Agricultura para discutir setor
Publicado em 03/04/2012 19:10
Secretários da Agricultura de 24 estados, incluindo o Distrito Federal, participaram nesta terça-feira, 3 de abril, em Brasília, da reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri) para tratar das articulações e da efetivação de programas para a área nas respectivas regiões brasileiras. Temas como a estiagem, o seguro agrícola e o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), por exemplo, foram discutidos e avaliados. Coube aos representantes das cinco regiões (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul) exporem as demandas locais e relatar o que vem sendo feito pelos estados.
Para o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caio Rocha, que coordenou os trabalhos, o encontro atendeu a uma orientação do ministro Mendes Ribeiro Filho de fortalecer as relações entre a União e os estados para a implementação da política agrícola brasileira, por meio da regionalização. “Nossa intenção é tornar esse encontro bimestral uma maneira de chegarmos mais próximos das demandas locais e definirmos ações articuladas com os estados”, salientou.
Rocha reforçou a necessidade de pagamento de subvenção diferenciada aos estados do Norte e Nordeste por conta das intempéries climáticas que atingem a região já para essa safra. Também enumerou algumas ações executadas pelo ministério para minimizar o impacto da seca no Sul e disse que medidas semelhantes podem ser expandidas para o Norte e Nordeste, afetados atualmente pela estiagem. “Para que isso seja possível preciso, entretanto, que os governos me repassem relatórios da situação para que possamos agir o mais rapidamente possível”, disse, acrescentando que até o momento o ministério não foi informado do problema e das necessidades.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA
0 comentário
Negociadores retomam conversas sobre detalhes finais do acordo de cessar-fogo em Gaza
Dólar oscila pouco com mercados à espera de dados de inflação dos EUA
Importadores dos EUA correm para comprar produtos da China enquanto ameaça de tarifas de Trump se aproxima
Volume de serviços no Brasil recua mais do que o esperado em novembro
Dólar abre próximo da estabilidade antes de dados de inflação dos EUA
BCE deve ser prudente com cortes nos juros devido à incerteza alta, dizem autoridades