Fala Produtor - Mensagem

  • Rui Seiti Kamimura Jr Conceição das Alagoas - MG 11/02/2010 23:00

    Amigos produtores, só nós sabemos o que realmente está ocorrendo no campo, qual a nossa real situação, seja ela econômica (dívidas) ou técnica (condição da lavoura).

    Nesse momento o que mais pesa são as especulações de que o Brasil terá uma super-safra devido a um regime de chuvas mais regular em boa parte das regiões produtoras. Mas como vários dos amigos relataram, nem só de água se faz um grão de soja.

    Vários analistas e técnicos, difícil dizer se mal preparados ou tendenciosos, continuam a insistir e bater nessa tecla: lavouras verdinhas=super safra. Vegetar bem não significa dar muito grão e muito menos grão pesado. O correto seria esperar que uma parte estatisticamente significativa, abrangendo as principais regiões produtoras fosse colhida, para aí sim realizar as projeções. Mas o que ocorre não é isso. Surge a questão: será que se ocorre da produção ser menor que o esperado, os mesmos analistas e órgãos do governo terão peito para rever com dignidade seus números? E nos últimos anos, quantas super-safras imaginárias podemos ter colhido?

    Dados da própria Conab mostram que o principal motivo do aumento da produção nacional na última década foi devido majoritariamente ao aumento da área semeada com soja e não ao aumento da produtividade como muitos defendem:

    (http://www.anec.com.br/estatisticas/Fechamento%20Anual/Evolu%C3%A7%C3%A3o%20da%20%C3%81rea%20Plantada,%20Produ%C3%A7%C3%A3o%20e%20Produtividade%20-%20Soja%20em%20Gr%C3%A3os.pdf).

    Da safra 2000/01 pra cá, considerando a média levantada pelo órgão de 2800 kg/ha hoje (só Deus e nós sabemos o quanto é difícil produzir tudo isso de média geral, mesmo para o mais tecnificado dos produtores, imagine isso em escala nacional com toda a escassez de recursos em nosso país) a produtividade aumentou em média, cerca de 3%, enquanto em área, crescemos a humilde bagatela de 9,3 milhões de ha, 68% a mais que na safra 00/01.

    Nos EUA a situação não é diferente. Há pouco tempo recebemos a notícia de que superamos em produtividade o nosso concorrente norte americano. Ao observar as estatísticas da FAO, percebemos que há uma tendência de estagnação na produtividade do referido país e até mesmo de queda.

    Precisamos estar atentos, defender o nosso "peixe". Esta manhã me deparei com uma notícia no site agrolink: "Safra 2009/10 pode ser maior ainda que a anterior segundo a Conab", fui buscar a fonte e estava lá um site de avicultura, cujo milho é a principal matéria-prima e impacta fortemente nos custos.

    Não vamos deixar as palavras saírem das nossas bocas, seja por incompetência ou interesses de outros.

    Em uma certa ocasião, numa palestra ministrada pelo Sr. ex-ministro Roberto Rodrigues, o mesmo contou uma história na qual o protagonista era um cafeicultor da região de Sertãozinho-SP que ao ver uma bela moça passar soltou o elogio:

    - Linda moça, parece um búfalo.

    Confuso o êx ministro questionou:

    - Um búfalo? Mas tão linda.

    O cafeicultor respondeu:

    - Sim, um búfalo! Não sabe a força que tem!

    Assim somos nós meus amigos, somos a maior força desse país e juntos seremos, não um, mas sim uma gigantesca manada de búfalos. E digo isso com toda a firmeza do mundo, pois somos aqueles que mais amam o que fazem!

    Grato à mensagem do nosso amigo Ângelo de Apucarana!

    0