Fala Produtor - Mensagem

  • Silvio Marcos Altrão Nisizaki Coromandel - MG 20/01/2010 23:00

    PELA VERDADE JÁ! --

    Cafeicultores de todo o Brasil, devemos ficar em alerta quanto a entrega dos cafés correspondentes ao 2º leilão de opções..., é de extrema importância que as cooperativas (responsáveis por 80% da entrega destes cafés) cumpram o compromisso assumido, garantindo assim a continuidade da política de retirada de 3 milhões de sacas do mercado, promovendo a alavancagem dos preços internos e externos.

    Infelizmente, chegou ao nosso conhecimento que muitas destas (cooperativas) estão alegando dificuldade para entregar o café devido a falta de mercadoria que se enquadre nas normas do leilão (cafés de qualidade – bebida dura). Assim, isso nos leva a duas possíveis considerações sobre este caso:

    1- Se realmente as cooperativas não possuem os cafés para entregar ao governo (CONAB) pelo preço de R$309,00, preço este bem acima do mercado interno e externo, como explicar a participação destas entidades nos leilões sem a garantia de ter a mercadoria para a entrega? Onde estão estes cafés? Quem são os responsáveis por essa possível irresponsabilidade?

    2- Entretanto, se estas empresas possuem estes cafés e estão fazendo jogo para não entregar para o governo mesmo recebendo um preço (R$309,00) bem acima do mercado, caracteriza-se um desfavor ao cafeicultor, pois esta atitude poderá levar para o ralo a política de aumento de preços que garanta renda para o produtor. Comprovando-se assim, a velha política (malandragem) de ancoragem de preços para os exportadores e cooperativas, que mais estão preocupadas com os ganhos sobre os impostos PIS/COFINS, desprezando a classe produtora.

    Seja qual for a razão pela qual estas cooperativas alegam dificuldades para entrega dos cafés ao governo, é necessário em regime de urgência que o governo através das partes envolvidas e seus respectivos representantes, Ministério da Agricultura (Ministro Reinhold Stephanes; Secretário Executivo Gerardo Fontelles; Secretario de Produção e Agroenergia Manoel Vicente Bertone ), Ministério da Fazenda (Ministro Mantega; Gilson Bittencurt), Frente Parlamentar do Café (De. Carlos Melles) e CNC (Presidente Gilson Ximenes), cobrem a entrega destes cafés o mais rápido possível. E QUE SEJA ACIONADO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (MPF) E CONTROLADORIA GERAL DE CONTAS DA UNIÃO (CGU) PARA FISCALIZAR A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DESTINADOS A CAFEICULTURA, MOSTRANDO ASSIM A TRANSPARÊNCIA DAS POLITICAS ADOTADAS PELO GOVERNO COM RELAÇÃO A CAFEICULTURA NACIONAL.

    Que todas as lideranças cobrem estas medidas, sob pena de serem responsabilizados pelos prejuízos causados a toda cadeia produtiva (produtores e trabalhadores).

    NÓS OS CAFEICULTORES BRASILEIROS

    COBRAMOS DESTE GOVERNO

    CONFERENCIA E MORALIZAÇÃO NA CAFEICULTURA BRASILEIRA!

    Conferencia imediata dos estoques de café em todos os armazéns (privados e públicos) agora em fevereiro /março por uma empresa de total confiança “CONTROL UNION”. Assim, teremos condições de saber quem esta realmente comprometido com a saúde da cafeicultura nacional.

    SINCAL: SEJA SENHOR DE SUA VIDA E DE SEU FUTURO NA CAFEICULTURA. SEJA SINCAL, O LEGITIMO REPRESENTATE DOS CAFEICULTORES BRASILEIROS!

    0