Fala Produtor - Mensagem

  • Climaco Cézar de Souza Taguatinga - DF 03/01/2010 23:00

    CONSTRUIR (OU TÃO SOMENTE DESASSOREAR) PORTOS MAL LOCALIZADOS COMO OS DO SUL (PRÓXIMOS ÀS MONTANHAS; EM LOCAIS QUE CHOVEM MUITO MAIS QUE O NORMAL; COM ACESSOS DIFICÍLIMOS, MUITO MAIS CAROS ETC.) SÃO SÓ JUSTIFICÁVEIS POLITICAMENTE E NAS IMPORTAÇÕES) É GRANDE BURRADA ECONÔMICA E AMBIENTAL E COMO OCORRE NAS CONSTRUÇÕES DE BARRAGENS SEM ECLUSAS. A tecnologia de construção de portos off-shore (sobre estacas) ou fixados em bóias/plataformas em alto mar - como o da LLX em Açu/São João da Barra-RJ - é muito mais eficiente, barato e ambientalmente correto e que permite receber navios de até 400 mil t., que o Brasil ainda só recebe no MA.

    Em termos de obras aquaviárias, precisa-se mesmo é a viabilização rápida de obras muito mais baratas e estratégicas, como as hidrovias Tapajos-Teles pires; Araguaia-Tocantins e São Francisco. Portos bem melhores e mais baratos pode deixar que a iniciativa privada constrói e bem mais baratos, mais eficientes e melhor localizados. O MTRANS e a ANTAC PRECISAM EVOLUIR.

    Comentário referente a notícia: [b]Brasil enfrentará desafios para o transporte aquaviário em 2010[/b]

    Veja a notícia completa http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=59962

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