Fala Produtor - Mensagem
-
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 19/06/2015 20:03
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
"Crescei e multiplicai-vos", é uma das primeiras coisas que todos aprendem, ou aprendiam. Ao ajudar os prosélitos ambientalistas, o Papa lhes dá razão naquilo que afirmam, Deus não tem nenhum poder sobre a terra e os homens!!!! Precisa dizer mais?
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
EM TEMPO: A afirmação de "salvar o planeta" dá um poder aos humanos, que na realidade é um mito, pois as mudanças que ocorrem pela ação do homem, vão criar condições adversas ao homem "principalmente" e, como espécie pode vir a sucumbir, como muitas já se extinguiram.
-
Lino Gaspar Rocha Aguiar
Rio Paranaíba - MG
Papa Francisco (Foto: Alessandra Tarantino/AP)
Papa Francisco (Foto: Alessandra Tarantino/AP)
O papa Francisco publicou nesta quinta-feira (18) a aguardada encíclica Laudato Si (Louvado Sejas), com suas reflexões sobre o meio ambiente. O texto, de 190 páginas, pede uma "revolução cultural" para salvar o planeta e diz que o estilo de vida atual é insustentável e suicida. A encíclica é a primeira escrita exclusivamente por Francisco. Ela faz uma crítica forte aos poderes político, econômico e social e aos países ricos por criar um modelo de desenvolvimento que contribui com a destruição do planeta, e defende que conservar a natureza é um imperativo moral.
>> Por que o papa Francisco decidiu falar sobre aquecimento global?
"A encíclica é única no sentido de que ela consegue juntar duas grandes forças do mundo, a fé e a razão", disse John Schellnhuber, professor do Potsdam Institute for Climate Impact Research e conselheiro em assuntos científicos do governo alemão. Ele participou da apresentação da encíclica junto com o bispo metropolitano de Pergamon John Zizioulas, da Igreja Ortodoxa de Constantinopla, e o cardeal Peter Turkson, da Igreja Católica. "A crise ambiental e a crise climática só podem ser resolvida se essas duas forças, fé e razão, trabalharem juntas".
O texto, que poderá influenciar as negociações climáticas no final do ano em Paris, também dialoga com outras religiões, citando o trabalho do patriarca ecumênico Bartolomeu, das igrejas ortodoxas e de uma liderança muçulmana, o sufista Ali Al-Khawwas. Essa intenção de dialogar com outras fés fica evidente no final da encíclia, quando o papa apresenta duas orações, uma para "todos que acreditam em um Deus", sejam muçulmanos, judeus ou cristãos, e outra específica para cristãos.
O bispo metropolitano de Pergamon John Zizioulas, da Igreja Ortodoxa de Constantinopla, e o cardeal Peter Turkson, da Igreja Católica, apresentam o texto da encíclica do papa Francisco sobre ecologia (Foto: Andrew Medichini/AP)
O bispo metropolitano de Pergamon John Zizioulas, da Igreja Ortodoxa de Constantinopla, e o cardeal Peter Turkson, da Igreja Católica, apresentam o texto da encíclica do papa Francisco sobre ecologia (Foto: Andrew Medichini/AP)
Confira alguns pontos selecionados da encíclica do papa. O texto integral está disponível em português, no site do Vaticano.
Mudanças climáticas e consenso científico
Há um consenso científico muito consistente, indicando que estamos perante um preocupante aquecimento do sistema climático. Nas últimas décadas, este aquecimento foi acompanhado por uma elevação constante do nível do mar, sendo difícil não o relacionar ainda com o aumento de acontecimentos meteorológicos extremos, embora não se possa atribuir uma causa cientificamente determinada a cada fenómeno particular. A humanidade é chamada a tomar consciência da necessidade de mudanças de estilos de vida, de produção e de consumo, para combater este aquecimento.
O fracasso das negociações internacionais
Preocupa a fraqueza da reação política internacional. A submissão da política à tecnologia e à finança demonstra-se na falência das conferências mundiais sobre o meio ambiente. Há demasiados interesses particulares e, com muita facilidade, o interesse econômico chega a prevalecer sobre o bem comum e manipular a informação para não ver afectados os seus projetos.
Lutas ambientais e sociais estão interligadas
Não pode ser autêntico um sentimento de união íntima com os outros seres da natureza, se ao mesmo tempo não houver no coração ternura, compaixão e preocupação pelos seres humanos. É evidente a incoerência de quem luta contra o tráfico de animais em risco de extinção, mas fica completamente indiferente perante o tráfico de pessoas, desinteressa-se dos pobres ou procura destruir outro ser humano de que não gosta. Isto compromete o sentido da luta pelo meio ambiente.
Problemas ambientais afetam os mais pobres
Provavelmente os impactos mais sérios recairão, nas próximas décadas, sobre os países em vias de desenvolvimento. Muitos pobres vivem em lugares particularmente afectados por fenómenos relacionados com o aquecimento, e os seus meios de subsistência dependem fortemente das reservas naturais e dos chamados serviços do ecossistema como a agricultura, a pesca e os recursos florestais. (...) Infelizmente, verifica-se uma indiferença geral perante estas tragédias, que estão acontecendo agora mesmo em diferentes partes do mundo.
Privatização da água
Enquanto a qualidade da água disponível piora constantemente, em alguns lugares cresce a tendência para se privatizar este recurso escasso, tornando-se uma mercadoria sujeita às leis do mercado. Na realidade, o acesso à água potável e segura é um direito humano essencial, fundamental e universal, porque determina a sobrevivência das pessoas e, portanto, é condição para o exercício dos outros direitos humanos. Este mundo tem uma grave dívida social para com os pobres que não têm acesso à água potável, porque isto é negar-lhes o direito à vida radicado na sua dignidade inalienável.
Uma Revolução Cultural
O que está a acontecer põe-nos perante a urgência de avançar numa corajosa revolução cultural. A ciência e a tecnologia não são neutrais, mas podem, desde o início até ao fim dum processo, envolver diferentes intenções e possibilidades que se podem configurar de várias maneiras. Ninguém quer o regresso à Idade da Pedra, mas é indispensável abrandar a marcha para olhar a realidade doutra forma, recolher os avanços positivos e sustentáveis e ao mesmo tempo recuperar os valores e os grandes objectivos arrasados por um desenfreamento megalômano.
Um apelo para proteger o ambiente
O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projecto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum.
-
Lino Gaspar Rocha Aguiar
Rio Paranaíba - MG
O Papa Francisco, conforme acima não faz coro aos pseudosecologistas. Ele é coerente em sua enciclia. Aliás como dizia Joelmir Beting, o assunto é muito sério para ficar limitado com estas ongs. Nós produtores e religiosos que podemos e devemos debater este tema!
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Engraçado pois no Evangelho li que Jesus disse: Sempre haverá pobres entre vós, não lembro de nenhuma passagem onde se lê, olhem, vejam aqui, precisamos cuidar do meio ambiente, da água. Isso sem dúvida, ipsis litteris é o discurso ambientalista sem tirar nem por. O idealismo Cristão, não combina com o homem real, cheio de defeitos. E todos aqueles que dizem ser a politica a solução para os problemas do mundo, ou são fascistas ou simplesmente mentirosos.
-
ARLINDO ALBRECHT
Campo Alegre de Goiás - GO
Sr. Rodrigo Polo Pires, para facilitar aos leitores,faça o favor de citar o texto bíblico onde o
-
ARLINDO ALBRECHT
Campo Alegre de Goiás - GO
Sr. leu esta frase"Sempre haverá pobres entre vós"
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Deuteronomio 15:4 e São João 12:8 na Biblia Ave Maria. Em Judas, nesse mesmo capítulo 12, coincidentemente já está uma boa descrição do que é um petista hoje, mais especificamente no versiculo 6.
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Deuteronomio 15:4 na Biblia Ave Maria on line, e 15:11 no Livro.
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Rodrigo...fui ver na bíblia..o que voce sugeriu...mas lá dizia o seguinte...os petistas são todos santos...não roubam...não prometem...não enrolam..não mentem...e são todos SANTOS...por isto os próximos a serem canonizados no Brasil...São Delubio..São Dirceu...São Vacari...Santa Dilma...Santo Arlindo...Santo Lula...ah os santinhos..aqueles santinhos do passado...todos com uma estrela...
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
acho que lí a biblia errada...era um catecismo do PT....desculpem...
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Boa Dalzir, rachando de rir...
-
ARLINDO ALBRECHT
Campo Alegre de Goiás - GO
Rodrigo Polo Pires, o Sr.leu no ''evangelho" de Deuteronômio o que Jesus disse? ta brincando, Jesus nasceu milhares do anos depois de ser escrito o livro de Deuteronomio.Mas se prestar atenção vai perceber que no texto sugerido tem um pedido para fazer o Bolsa Família. No texto do Evangelho de João 12:8 o Sr. leu só uma parte, a que lhe interessa, claro!
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Muitas citações de Jesus no Novo Testamento, estão no Antigo Testamento. É a palavra de Deus, compreende?
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
No livro de Isaias, o profeta, Sr. Arlindo, também tem lá, que quem iria fazer o bolsa familia, seria o São Lula. As duas citações que fiz, tem o objetivo de demonstrar que há em vários versiculos da Biblia, que pobres sempre haverá na terra. Mas na verdade Sr. Arlindo o que o incomodou de verdade foi a última frase que escrevi em meu comentário, e que vou repetir agora... E todos aqueles que dizem ser a politica a solução para os problemas do mundo, ou são fascistas ou mentirosos.
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Rodrigo...não esquente a biblia está errada...certo mesmo a conta de luz...as taxas de juros....a roubalheira do PT..o ajuste fiscal...o crescimento do Brasil...a inflação...e tudo culpa do FHC...
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
Hehe...Tem razão Dalzir, vou seguir teu conselho. Muito bom seus comentários, dei boas risadas... e to rindo até agora.
-
diogo patua
barreiras - BA
Concordo com você Rodrigo. O Vaticano é o centro da mentira. Pois, acreditam em "milagres" e deflagram guerras.
E quem acredita em "milagres" certamente acredita em "aquecimento global".
-
Guilherme Frederico Lamb
Assis - SP
Bom amigos, esse atual papa tem serios vinculos com o teologia da libertação... e a teologia da libertação nada mais é que uma criação da KGB para se infiltrar na igreja católica, a qual obteve total sucesso.
Former Communist spy: KGB created Catholic liberation theology
http://blogs.spectator.co.uk/coffeehouse/2015/05/former-communist-spy-kgb-created-catholic-liberation-theology/
Highest Ranking Cold War Defector: The KGB Invented ?Liberation Theology?
http://www.breitbart.com/national-security/2015/05/02/highest-ranking-cold-war-defector-the-kgb-invented-liberation-theology/
-
Guilherme Frederico Lamb
Assis - SP
ou são as duas coisas Rodrigo, fascistas e mentiroso (redundância) :p
-
ARLINDO ALBRECHT
Campo Alegre de Goiás - GO
E disse Jesus: Quem não tiver pecado algum que atire a primeira pedra.Esta cheio de santos neste site. E tem ainda o fariseu e o publicano, é valido também,pois temos vários fariseus nos comentários acima.Os caras se acham.
-
Dalzir Vitoria
Uberlândia - MG
Senhores ..o PAPA atual mostra ser uma excelente pessoa..humilde e de caráter...mas o problema é como as coisas chegam nele...trabalhei grandes grupos industriais e cansei de ver donos e diretores dando oipinião e decidindo sobre bases erradas..falsas..e quando informados corretamente com bases certas mudavam a forma de decidir e pensar....o problema não é o PAPA mas as CNBB...os Gilberto Carvalho...os Boff da vida...
-
Rodrigo Polo Pires
Balneário Camboriú - SC
O Papa Francisco entrou num campo estranho à teologia... creio que deveria se cercar de mentes brilhantes para melhor orientá-lo, pois interesses outros vegetam nesse campo de ervas daninhas... Tudo bem que toda ação antrópica está sendo vista com maior seriedade, mas extrapolar para o antropocentrismo, aí já é um "escorregão"...
A sua encíclica "verde" prega que, para salvar o planeta, o homem deve mudar seu estilo de vida. O planeta está há 4,5 bilhões de anos suscetível às mudanças enquanto a espécie humana surgiu há poucos "milésimos de segundo"... OU SEJA, MESMO QUE O "HOMEM" MUDE SEU ESTILO DE VIDA, NA TENTATIVA DE SE PERPETUAR, O PLANETA TERRA, COM CERTEZA, IRÁ CONTINUAR A EXISTIR!!! A ESPÉCIE HUMANA É SÓ A ESPÉCIE HUMANA!!!