Fala Produtor - Mensagem

  • Luiz Ambrozim Júnior Platina - SP 20/08/2009 00:00

    Saudações Amigos da Band -

    Venho por meio deste agradecê-los pelo pioneirismo do Presidente do Grupo Bandeirantes, sr. João Carlos Saad, ao se sensibilizar e se manifestar pela situação que nós, AGRICULTORES desse imenso Brasil, os HERÓIS SEM MEDALHAS , estamos sofrendo por parte do nosso Governo Federal. Abusos, esses, que nos ultimos anos do governo "LULA, vem se acentundo cada vez mais, ceifando ano a ano as espectativas do progresso do nosso País. Estamos sendo esquecidos e jogados à mercê de Entidades Financeiras , sem nenhuma política agrícola adequada à realidade de hoje, lutando contra tudo e contra todos para nos manter-mos de pé, e honrarmos nossos compromissos, que sou franco em dizer, aproximadamente desde 2000 até na presente data, acredito eu, pela realidade da minha região, o Vale de Paranapanema, 95% dos agricultores estão rolando dividas, pior, sem perspectivas de como quitá-las, pois Multinacionais determinam sempre o preço de seus insumos, e o preço de nossa mercadoria. Outro drama enfrentado pela classe é referente ao Seguro Agrícola, entidade também que não atende as necessidades reais do segurado, procurando sempre esquivar e colocar impecilhos para não fazerem a cubertura das lavouras. Ou seja, estamos esquecidos perante o Governo Federal e por uma parcela de nossa população, que não querem enxergar ou fazem vistas grossas para a agricultura, sabendo que estamos num momento crítico e nada é feito para solucionar essa situação. Não quero ser pessimista, mas o setor encontra-se numa UTI.

    Não bastasse todos esses problemas que estamos enfrentando, o Governo LULA vem mais uma vez assombrar nosso setor com essa medida que estão querendo aprovar, AUMENTAR A COTA MINIMA DE PRODUÇÃO POR HECTARE para metas de desapropriação.

    De trágico passa-se a cômico uma proposta dessa, pois é de conhecimento de todos a ineficiência desses assentamentos tratando-se em produtividade , não desmerecendo os mesmos, pois há pessoas boas, que sabem cuidar da terra, fazê-la produzir, contudo, é uma pequena parcela, a maioria sequer sabe distinguir uma enxada de uma foice, ou seja, pessoas que não tem conhcimento algum de causa, que só fazem desordem em propriedades invadidas, e nós proprietários temos que aceitar calados esse COMUNISMO que estamos vivenciando. Já está tão dificil para nós que somos veteranos na área, tradição de pai para filho, conseguir-mos hoje viver dignamente nesse setor, famílias que com sacrificio tem alguma coisa para tocar suas terras e dela produzir alimentos para manter o resto da população, se sentir ameaçados a tal ponto de correr-mos o risco de perder-mos o pouco que temos para aqueles que NÃO sabem manusear uma enxada. Deixo a pergunta.......Será que os assentamentos conseguirão manter nossos índices atuais de produção??? Se a agricultura tradicional disolver-se para dar lugar a agricultura familiar , será que eles darão conta do recado???

    Digo isso pois tenho conhecimento de causa, pois só no Vale do Paranapanema temos vários desses projetos de assentamentos, e nenhum até no presente momento não atingiu as metas exigidas pelo programa, ou seja, muitas famílias já venderam seus lotes, coisa que não poderia ter acontecido pelo que rege as normas do programa, migrando assim para outros acampamentos, deixando para trás, as dívidas com a União , dinheiro esse que a meu ver jamais terá retorno para os cofres da União, e vou mais além, a venda clandestina desses lotes por preços na maioria das vezes praticado abaixo do mercado, acaba voltando nas mãos de poucos, voltando assim a estabelecer dentro de uma área de assentados, um, dois, no máximo três proprietários dos lotes, que tinha como objetivo atender várias famílias. Enfim ...... essa é a realidade que enfrentamos dia a dia, fora do ar condicionado dos Palácios de Brasília.

    Outra situação que vem tirando o sono dos proprietários do nosso País é a questão da implantação de 20% das áreas cultivadas como reserva legal.

    Isso é outra qustão insana do ministro Carlos Mink. Atitude lançada aos proprietários sem qualquer estudo sobres os impactos que isto causaria ao nosso País. Temos que presevar sim nossas matas sobre tudo a Amazônia, mas com mãos de ferro nessa região, onde lá não se tem regras, a corrupção dos orgãos fiscais, madeireiras que não acatam decisões impostas a elas, desmatamento de áreas da União, enfim....não adianta exigir , impor normativas , ditar regras , se não estão conseguindo conter esse tipo de crime naquela região. É fácil e muito cômodo exigir , cobrar e obrigar pessoas de bem a implantarem essa regras, como exemplo o desarmamento que foi feito a alguns anos atrás, onde civis honrados, desarmaram suas residências , com medo das sansões impostas a nós, deixando livre e armados, os que realmente mereciam estar presos e desarmados. Sou favorável à conservação das nascentes e rios através de MATAS CILIARES, mas contrário à RESERVA LEGAL. Pois bem, são temas que tem um vasto conteúdo para debate que prefiro parar por aqui, mas creio que fui muito claro no meu desabafo.

    E volto a reforçar os meus votos de estima e apreço ao Presidente do Grupo Bandeirante João Carlos Saad pelo seu inteiro reconhecimento ás dificuldades e pressões que o setor agrícola vem enfrentado, somente para atender a POLITICAGEM de interses particulares de um pequeno grupo que infelizmente comanda nosso País.

    Precisamos de pessoas como Vossa Senhoria, que não tem medo de FALAR a verdade, não se omite aos problemas do cotidoano por meramente atender os caprichos de alguns ou por medo de retalhações. NÃOOO!!!!! Noto que seus interesses vão além de meras cifras, mas sim que sonham com um País REALMENTE DE TODOS. Dignidade, Saúde e Educação e principalmente BONS exemplos lá no Congresso Nacional. Uma Útopia, não sei, pode até ser, mas ainda falando como bom brasileiro que sou, eu acredito que veremos sim , não sei quando, um País que realmente nos orgulharemos de vestir a camisa Verde e Amarela e bater-mos no peito........ Eu sou Brasileiro........

    Obrigado mais uma vez ao Sr. João Carlos Saad representando todos os que fazem da TV Bandeirantes esse sucesso que é, todo o seu empreendedorismo e principalmente a ÉTICA de como conduzem as coisas e a forma respeitosa de levar ao telespectador suas notícias.

    Meus sinceros votos de estima e apreço..........

    ..........Luiz Ambrozim Júnior ( UM DOS HERÓIS SEM MEDALHAS)

    0