Fala Produtor - Mensagem

  • Nadir Ciro Comiran Vilhena - RO 12/08/2009 00:00

    Ninguem trata tão bem o meio ambiente quanto o Produtor Rural. Sem dúvida alguma, muita coisa errada foi feita no passado, por nossos ancestrais, muitas vezes por ignorância, mas na maioria das vezes por incentivos do próprio Governo. Porem, tudo isso pode ser consertado. Não admito, porem, que burocratas do Governo, totalmente desinformados, saiam baixando Medidas Provisórias, tais como o DESMATAMENTO ZERO. Recentemente o Ministério da Agricultura encomendou à EMBRAPA um levantamento de áreas degradadas, já abertas e que são improdutivas, o que resultou em algo próximo dos 100 milhões de hectares. Digo com convicção que deste total, bem menos que 5% são áreas apropriadas para Agropecuária mecanizada, pois neste levantamento levou-se em conta as encostas, serras, beiras de rios e mananciais, brejos, areiões...

    Reflorestamento é um bom negócio..., vamos aproveitar tais áreas para isso e assim estaremos tambem consertando erros do passado. A cada novo ano são milhões de novas bocas para serem alimentadas no mundo e não vejo como ser decretado DESMATAMENTO ZERO. É preciso sim, fazer a coisa certa. Desde a década de 1960, quando a China e a India iniciaram sua revolução verde até os dias de hoje, a produtividade da agropecuária evoluíu muito no mundo todo, com a implantação de novas tecnologias, tais como hibridos, genética animal, transgenia e outras, chegando-se assim, na atualidade, praticamente no limite de novos ganhos para superar a crescente demanda por alimentos. Tenho certeza que mais de 80% da propriedades rurais do Brasil e tambem de outras nações iniciaram suas atividades explorando/desmatando inicialmente às beiras de rios e mananciais, pois à época não existiam condições de se encanar água e/ou construir poços artesianos.

    Tudo isso pode sim ser consertado e ainda gerando lucros para o Produtor e para a Nação. Áreas ainda em vegetação nativa e que ofereçam todas as condições para produção agropecuária devem sim serem incorporadas ao processo produtivo. Mas, para que tudo isso aconteça sem danos ao Meio Ambiente e à Cadeia Produtiva, é preciso em primeiro lugar que o Ministério do Meio Ambiente seja composto por pessoas competentes, com conhecimento das causas..

    Deputado Valdir Collatto, parabéns pela sua brilhante iniciativa e pode contar com a classe produtiva.

    0