Fala Produtor - Mensagem

  • Carlos Mello palmeira das missões - RS 09/08/2009 00:00

    Emergência no Rio Grande do Sul

    (Estiagens, Dívidas Rurais e Crédito Agrícola)

    A renegociação de dívidas agrícolas recentes (MP 432 – Lei 11.775) mais tirou o agricultor do crédito rural brasileiro do que beneficiou-o. A essência e/ou o mérito desta renegociação seria trazer o produtor rural para o crédito novamente.

    Obs: A estiagem é uma calamidade quase que perene em nosso estado. No entanto, muito pior que ela é não termos mais acesso ao crédito rural.

    Portanto: Temos que diluir nossas parcelas junto ao Banco do Brasil e termos no mínimo dois anos de carência e rebate na adimplência das parcelas. Só assim teremos capacidade e/ou possibilidade de pagamento e, assim termos acesso ao crédito novamente.

    Dívida Fora dos Bancos - Nossos problemas fora dos Bancos são muito mais graves que neles. Para quem está fora do crédito oficial desde o primeiro alongamento da safra 2003/2004, a situação é muito difícil e tornou-se insustentável. Precisamos urgentemente de um financiamento para sanar estes passivos fora dos Bancos acumulados até os dias de hoje.

    Temos também que flexibilizar as garantias a nós exigidas junto ao Banco do Brasil. Temos que criar metodologias para destravar e/ou facilitar nossa tomada de crédito plena, tanto para investimento como para custeio de nossas propriedades rurais.

    OBS: De nada adianta falarmos em Flexibilização do Crédito Rural, Fundo Garantidor, etc., etc., etc..., caso não mudarmos a metodologia para o crédito rural adotada pelo Conselho Monetário Nacional, Federação dos Bancos, e principalmente Banco do Brasil.

    Isto é urgentíssimo !!!!!

    [email protected]

    Carlos Mello

    Pequeno Agricultor

    Palmeira das Missões – RS

    (55) 3742 4461

    (55) 8429 9997

    0