Fala Produtor - Mensagem

  • Silvio Marcos Altrão Nisizaki Coromandel - MG 05/08/2009 00:00

    “O BARCO DO EGOISMO” -

    Eu, Silvio Marcos Altrão Nisizaki (cafeicultor), após ouvir alguns colegas cafeicultores de nossa região (PATROCINIO, MONTE CARMELO, ARAGUARI, PATOS ETC...), colegas esses que até poucos meses atrás estavam calados sobre as suas situações financeiras como cafeicultores, pois suas vozes eram representadas por aquelas falsas lideranças, e que pregavam falsas verdades sobre a situação da cafeicultura no cerrado mineiro. Entretanto, como já era de se esperar, o donos destas vozes se calaram diante da verdade dos fatos, e o pior, sumiram sem dar nenhuma explicação para seus produtores de como devem agir nesta situação, atitude típica de falsos lideres.

    Digo isso com total apoio daqueles que sistematicamente estão nos ligando, nos procurando em casa, na rua, pois o desespero tomou conta de suas vidas, abrindo espaço para noites mal dormidas e brigas familiares. Tudo isso em decorrência dos preços atuais do café que estão bem abaixo do seu custo de produção, e a quebra de safra que está ocorrendo nas lavouras de nossa região. Quebra essa, provocada principalmente pelo calor excessivo nos meses de novembro e dezembro (formação dos chumbinhos) que provocaram o abortamento de grãos, associado a este fato temos também a diminuição dos tratos culturais que levou a um mal controle de doenças provocadas pelo ácaro da leprose e Cercóspora.

    Portanto, infelizmente para todas aquelas falsas lideranças de nossa região que defendiam o silêncio ou a contestação da verdadeira situação da cafeicultura do cerrado mineiro, em uma política clara de “TAMPAR O SOL COM A PENEIRA”, para a defesa de interesses pessoais e do Dep. Silas Brasileiro, já que nós do SOS CAFÉ-SINCAL fomos taxados de bravateiros e de estarmos apoiando um Deputado que não é de nossa região, e de um partido de oposição ao Governo Federal, tentando de forma irresponsável esconder a real situação da cafeicultura do Cerrado e Nacional. Assim, como sempre me expressei em meus comentários “OS FALSOS LIDERES SERÃO RESPONSABILIZADOS AOS OLHOS DA LEI. SE PREPAREM, POIS A HORA DA VERDADE CHEGOU”.

    Após este breve resumo, eu, Silvio Marcos Altrão Nisizaki, comunico a estas lideranças que a maior virtude de um homem para vencer uma guerra é a paciência, e hoje digo a todos, que vocês não representam a cafeicultura do cerrado, serão conhecidos como as FALSAS LIDERANÇAS DE NOSSA REGIÃO, pois estou sendo procurado sistematicamente por produtores de café de PATROCINIO, MONTE CARMELO, ARAGUARI, PATOS DE MINAS , ENTRE OUTRAS, todos desesperados por saber que sua produção não pagará suas dívidas atuais e muito menos as passadas, comprovando o que nós do SOS CAFÉ – SINCAL defendíamos.

    Em um relato feito por um produtor, ele disse que, ao comentar com outro produtor (GRANDE PRODUTOR) sobre o que deveríamos fazer, a resposta foi a seguinte. “NÃO DEVEMOS FAZER NADA, POIS A CAFEICULTURA BRASILEIRA É UM BARCO ONDE ESTÃO 1000 PESSOAS, E SÓ TEM ESPAÇO PARA 500, ALGUNS TERÃO QUE SER AFOGADOS”.

    Esse produtor é uma grande liderança e poderia estar utilizando desta posição para ajudar na busca da união e soluções para nossos problemas, como prega o Dep. Silas Brasileiro que, inclusive, é da mesma cidade do referido autor da frase citada acima e com certeza um dos grandes colaboradores da campanha do deputado. Assim, desafio ao Dep. Silas Brasileiro a contestar estas palavras em público, pois não representa aparentemente sua vontade e muito menos a de muitos pequenos produtores de Patrocínio que sistematicamente nos procura.

    Como disse, “a verdade esta próxima de aparecer e toda mentira e podridão defendida pelas falsas lideranças de nossa região serão varridas para a vala do esquecimento junto com os seus defensores”.

    Entretanto, aqueles que foram enganados pelas palavras destas falsas lideranças não terão o mesmo destino, pois estes são os verdadeiros cafeicultores de nossa região, e nós do SINCAL defenderemos vossos interesses até o fim.

    Para o autor que comparou a cafeicultura como um barco super-lotado, ai vai em anexo a matéria publicada sobre a COLOMBIA EXPORTAR CAFÉ PARA O BRASIL. 02/08/2009 - 14h54

    Colômbia exportará café ao Brasil a partir de 2010

    da Efe, em Bogotá

    Os cafeicultores colombianos exportarão o grão a partir do próximo ano ao Brasil e devem abrir algumas lojas Juan Valdez no país. A informação foi confirmada neste domingo pelo gerente da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia, Gabriel Silva, ao jornal "El Tiempo".

    "A Colômbia exportará café ao Brasil. A Juan Valdez tem que ir ao Brasil", disse ele, que foi designado para o cargo de ministro da Defesa, em sua última entrevista como dirigente dos cafeicultores.

    Silva acrescentou que, a partir do próximo ano, a federação entrará "a fundo" no mercado brasileiro, que "será o principal consumidor do mundo", com uma demanda estimada em 16 milhões de sacos anuais e que aumentará para 22 milhões nos anos seguintes.

    O diretor disse que, graças à renovação de cafezais que foi impulsionada foi possível mudar a metade da cafeicultura colombiana, e a outra metade está em processo de mudança.

    Estima-se que, em 2011, estejam renovados todos os cafezais colombianos e a produção chegue a 17 milhões de sacos em 2014, frente aos 11,5 milhões.

    "O mundo pede todos os anos entre 2 e 3 milhões de sacos a mais, e aumenta o consumo nos países produtores", ressaltou.

    Gabriel Silva foi designado pelo presidente colombiano, Álvaro Uribe, como seu novo ministro da Defesa, devido aos bons resultados que obteve no setor empresarial e também por sua proximidade com o anterior ministro dessa pasta, Juan Manuel Santos".

    Assim, caro autor, não está sobrando cafeicultor neste barco, esta sobrando é RATOS como Vossa Senhoria, e estes são os primeiros a pular fora quando a coisa aperta, mas nós cafeicultores não pularemos fora deste barco em hipótese alguma..., levaremos este barco para águas tranqüilas e rasas, não sem antes chutar para o mar de lama os ratos que colocaram a cafeicultura nesta situação.

    Caro Dep. Silas, acredito que será fácil detectar estes ratos, pois é só analisarmos aqueles que compraram as terras daqueles que estavam endividados no ano de 2001, e que, por pressão destes ratos, não acreditaram que a prorrogação defendida por Vossa Senhoria sairia, vendendo suas terras a troco de dívidas, que meses depois foram prorrogadas. Pormisso eu digo:

    RATOS, NÓS DO SINCAL NÃO DEIXAREMOS ISSO ACONTECER!!

    DEP. SILAS BRASILEIRO REFLITA BEM, OU VOSSA SENHORIA NOS AJUDA A NAVEGAR COM ESTE BARCO, ASSUMINDO SEU PAPEL AGLUTINADOR, OU SERA JOGADO AO MAR JUNTO COM SEUS COMPANHEIROS ROEDORES.

    OBS: VOSSA SENHORIA DISSE: “FAÇO PARTE DO GOVERNO, TENHO MAIS FACILIDADE PARA AJUDAR”.

    ESCUTE MUITO BEM ESTAS PALAVRAS: NÃO SEJA PRETENCIOSO, POIS VEJA O QUE O NOSSO PRESIDENTE DISSE:

    “NÃO VOTEI NO SARNEI, SENADOR DO MARANHÃO. EU VOTEI NO SENADOR DE SÃO PAULO”.

    PARA UM BOM ENTENDIDO MEIA PALAVRA BASTA, MAS PARA UM BURRO NEM UM DICIONÁRIO INTEIRO ADIANTA. VOSSA SENHORIA É DO PARTIDO DOS CAFEICULTORES, PORRTANTO, OU ASSUME SEU PAPEL AGORA, OU DESCULPE......................NOS VEREMOS NAS RUAS DE PATROCINIO.

    Silvio Marcos Altrão Nisizaki

    Cafeicultor

    Diretor de Café :SPRC

    Presidente ACC

    Diretor SINCAL-CERRADO

    0