Fala Produtor - Mensagem

  • Climaco Cézar de Souza Taguatinga - DF 28/12/2008 23:00

    Amigos do Notícias Agrícolas.

    Desculpe por mais uma vez tomar o teu tempo com minhas opiniões e estudos, mas há

    situações em que não podemos calar e muito menos deixar de expor os fatos.

    Ontem à noite, domingo, ocorreu um fato inusitado no Programa Dr. Hollywood, ou Dr. Beleza, da Rede TV e em que o cirurgião brasileiro Dr. Ray – morando nos EUA - afirmou que o café e as bebidas estimulantes são os grandes agentes provocadores da celulite e convidou os telespectadores a substituírem o café e as bebidas por chocolate (que se sabe muito mais calórico do que o café).

    Imagine o que poderá a acontecer com o consumo mundial de café após tal exposição negativa ou mal intencionada e, pior, sem nenhuma comprovação científica, apesar de ter sido proferida por um médico renomado e nos EUA (não se pode culpar a “versão”, pois ele falou em português “arrastado”). É óbvio que qualquer alimento ou bebida em excesso pode causar algum mal a saúde e em algum momento, mas as principais causas da celulite são predisposição pessoal, hábitos alimentares e postura corporal, stress, sedentarismo etc.. (vide estudo sério em http://www.classiclife.com.br/estetica/estetica_0010_4ed.html).

    Aliás, modernamente, o café na forma de pasta, gel e até em injeções de óleo vem sendo utilizado exatamente para combater e curar a celulite (vide o uso do óleo em http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=17156).

    Já o “Journal of cosmetic dermatology” cita que a cafeína é uma importante aliada no combate à celulite, exatamente por ser um agente lipolítico, ou seja, ela é capaz de quebrar gordura. Devido às diversas controvérsias sobre a sua real eficácia, o estudo foi realizado na tentativa de averiguar os benefícios da aplicação de uma solução de cafeína a 7% nas regiões do corpo comumente afetadas pela celulite. Após 1 mês de tratamento, houve reduções na circunferência da coxa em mais de 80,0% dos pacientes e redução da circunferência do quadril em 67,7%.

    Assim, como a citação do Dr. Ray pode muito prejudicar o nosso produtor de café seria de sugerir aos dirigentes do Setor, sobretudo à poderosa ABIC, pleitear o direito legal de resposta no mesmo horário e no mesmo canal ou até mesmo uma reparação legal ou um pedido formal de desculpas ou de provas.

    Prof. Clímaco Cezar de Souza

    www.agrovisions.com.br

    0