Fala Produtor - Mensagem

  • Milton da Silva Terra Roxa - PR 22/11/2008 23:00

    João Batista, gostaria de parabenizar seu programa, no momento o melhor programa da televisão brasileira para o homem do campo, ou seja, o melhor canal de informação para o produtor rural. Mas é com muita angustia que venho relatar a situação que estou passando -- sendo um medio produtor rural aqui em TERRA ROXA (PR). Com muita dificuldades, sem credito oficial, conseguimos plantar 102 ha de soja que cultivamos com mais 2 manos.

    Mas agora chegou a dor-de-cabeça que está me tirando o sono: temos um trator comprado em 2004 que foi financiado em 60% do valor total pelo BANCO DE LAGE LANDEN BRASIL S.A. Em virtude de não ter conseguido pagar os 40% que a medida provisoria do Banco Central exige, fomos notificados e os nossos nomes estão indo para o Serasa.

    Apesar de ter feito uma carta acompanhada de laudo tecnico, mostrando o porquê do não pagamento e procolado no correio com A.R., o qual já recebi de volta, comprovando que o banco recebeu a carta, continuo sendo protestado.

    Fiz tudo conforme a orientação da assessoria juridica do sindicato rural de Cascavel, e entrei em contato com o banco por telefone. Fui bem atendido, mas simplesmente me informaram que estas correspondencias nem são analisadas -- pois somente são analisadas quando existe o pagamento dos 40%...

    O pior, João, é que quando comprei este trator, dei um usado que nós tinhamos, como parte do pagamento, ou seja 40% do trator foi pago com recursos proprios. Fora isso já paguei parcelas -- e hoje o saldo devedor é maior do que o preço de um trator igual a este novo.

    Veja bem a situaçao que nós, agricultores, estamos passando...

    João, tenho medo do que vai acontecer comigo é o mesmo que está acontecendo com produtores de Rondonópolis.

    Passei minha vida inteira plantando, produzindo alimentos e hoje me vejo nesta situação. Nossas terras já estão todas hipotecadas nos bancos, devido à estiagem de 2004, 2005 e 2006, além dos baixos preços quem vinham sendo pagos aos produtos agricolas.

    Este ano, na safra de verão, tivemos nova estiagem, e na safrinha a região sofreu vendavais que derrubaram as lavouras de milho; fora isso tivemos ainda o baixo preço praticado pelo mercado, que nos impossibilitou de termos renda para pagar os 40% da parcela de renegociação do trator novo.

    Por isso fico indignado em ver o Presidente da Republica falar em teu programa que o problema é só em Mato Grosso e Goiás.

    Sempre acompanho seu programa e vejo produtores de todo o Brasil reclamar da falta de renda. Gostaria que o meu problema fosse levado aos órgaos competentes deste País para nos ajudar a resolver esta angustia.

    Na certeza de contar com seu apoio, agradeço, deixo um braço, e digo: vamos em frente, e que, com a ajuda de DEUS, um dia vamos vencer.

    Terra Roxa, 23-11-2008, MILTON DA SILVA, agricultor.

    0