Fala Produtor - Mensagem

  • Waldir Sversutti Maringá - PR 22/10/2008 23:00

    Alimentando a polemica do Telmo:

    “Mas o que eu queria saber mesmo é porque os agricultores NÃO venderam soja na BM&F para maio de 2009 entre 25 e 32 dólares por saco? “

    Penso que pelo mesmo motivo que me fez também não vender : Deixar para depois ! Pq você precisa estar cadastrado em uma corretora, precisa depositar o dinheiro da margem necessária para cobertura das oscilações negativas e ainda, precisa estar antenado e certo de que o cavalo arriado vai passar a galope. Aí vc se apressaria.

    Como os sabixões da ONU/FAO e toda a mídia ( aquela que não entende nientes de agricultura) vinham botando a boca no trombone de que o mundo estava com falta de alimentos foram levados a acreditarem que os preços iriam permanecer altos um pouco mais e por isso foram deixando para depois, como eu, e o cavalo arriado enfim passou, foi embora, foram todos surpreendidos com a realidade que voltou ...

    Calculo que não dá 5% do universo de produtores os que tem condições de travar em bolsas o mercado futuro. Se as multis e cooperativas quisessem talvez elas poderiam ter retribuído aos agricultores que venderam a baixos preços a safra de 2008 e mesmo assim entregaram com prejuízos. Mas elas nada fizeram ! Ao contrário, deliberadamente se omitiram. Falta uma melhor atuação e a criação de Associações Regionais de Produtores de Soja, com suas respectivas TRADINGS, que estejam preparadas para montar no cavalo arriado, na hora certa ! Ver a banda passar e não ter condições de tocar no trombone é duro, mas é a realidade de hoje para os produtores ! Dispersos nunca conseguirão aproveitarem as oportunidades do mercado ! Tem que se organizarem !

    Gostaria de lembrar um comentário aqui postado em 16-02-2008: “ Quem quiser vender soja a partir de abril de 2009 entre US$ 20 e 25,00 dólares por saca será muito simples: é só encher o saco com 120 kilos !!! “

    Portanto eu tinha plena consciência que a alta era passageira, tremendamente especulada que estava pelos grandes fundos de investimentos e pela fraca intensidade da Liña ocorrida em Junho nos EUA. Lembrava-me constantemente do que ocorrera em 2004, quando muitos produtores tb não venderam na hora apropriada e só depois das baixas. A queda vertiginosa atual, penso eu, decorreu da saída abrupta desses fundos do mercado de commodities para cobrirem o buraco e os rombos ( e que buraco, que rombos ) causados pelo mercado de ações em suas finanças. Com isso ninguém contava ! Mas também dava para desconfiar : Era só lembrar daquele velho ditado: “ Quando a esmola é demais o santo desconfia “ ...outro: “ tudo que sobe, desce. (mas nem tudo que desce, sobe) A bolsa estava em 8.000 pontos no governo FHC, e tinha ultrapassado os 70.000 pontos no governo Lula ... Quem fabricou essa riqueza ? O vento ? E o vento levou !!!

    Naquela altura do índice Bovespa cheguei a me preocupar com aquele que, tendo vendido um imóvel, foi ao banco aplicar seu suado dinheirinho e, não se contentando com renda fixa que os bancos oferecem hoje abaixo de 1% ao mês, foi na onda do funcionário do banco que lhe oferecia alternativa de melhor renda... no Fundo de Ações ! Esse além de não ter renda, ainda perdeu patrimônio ... quase 50%. Certamente ele também não foi alertado desse risco. E não é a primeira vez que isso acontece.!

    Portanto, Sr. Telmo, o que falta mesmo no mercado é BOLA DE CRISTAL, tanto para o mercado financeiro como para o mercado agrícola. O que se vê hoje é prejuízo e choradeira para ambos os lados, menos para quem investiu em imóveis !!! ( sempre atual e sábio conselho dos nossos velhos)

    [email protected]

    0