Fala Produtor - Mensagem

  • Domingos Ribeiro de Andrade Bom Sucesso - MG 25/09/2008 00:00

    Todos se lembram ou tem informações do final do governo Sarney quando a inflação chegou a 80% ao mês. Naquela época a agropecuária estava se equilibrando graças à anistia das dívidas rurais em 1989 conseguida através de muitos protestos dos agricultores.

    Vejo muita semelhança neste final de governo Lula com o final do governo Sarney, principalmente na inflação dos custos agrícolas. Fertilizantes, mão de obra, combustíveis e outros insumos subiram 600% em relação ao início do plano real contra uma desvalorização de 100% do real.

    O endividamento agrícola está enorme, os juros são altos e as dívidas dos produtores com as multinacionais e revendas estão cada vez maiores.

    Os preços do leite, café, milho, boi, soja, arroz, trigo e cana ficaram muito defasados em relação ao custo.

    Concluo dizendo que o produtor está em um beco sem saída. Estamos carentes de lideranças. Se todos plantarem ou continuarem tratando do seu cafezal ou de sua vaca de leite como de costume não teremos preço e as dívidas só aumentarão. Por outro lado a popularidade do presidente continuará em alta e nós produtores ficaremos com a fama de chorões, agressores do meio ambiente e caloteiros.

    0