Fala Produtor - Mensagem

  • Telmo Heinen Formosa - GO 04/09/2008 00:00

    Prezado Sr. Gustavo Garcia,

    é preciso entender que as cotações do Mercado Futuro não seguem exclusivamente a lógica dos fundamentos técnicos do mercado. Se fôsse assim pessoas como eu já estariam ricas! E, muitos outros entendidos no assunto, também!

    Acontece que o Mercado é o "Mercado" que tal como a política tem uma lógica própria ou seja, a lógica da politica é que a politica não tem lógica. É como uma nuvem no céu, você olha, fotografa, está de um jeito e, ... cinco mintuos depois é capaz de estar totalmente transfigurada. O mercado tem comportamento análogo!

    Ao longo dos últimos meses foi citado milhares de vezes que o mundo tem escassez de alimentos... pura conversa! Pura invenção dos fabricantes e dos vendedores de adubos... A primeira coisa que acontece quando os preços sobem, é que diminui o consumo e em seguida os preços caem... porque a escassez era falsa.

    Em termos de gado, quem é de Araçatuba sabe bem das oscilações, que aliás flutuaram e flutuam enormemente desde que o centro das atenções saiu de São Paulo por causa da cana... As referências mudaram...

    Tanto é que o índice do preço de bezerro é baseado em Mato Grosso do Sul. A proibição de exportação a partir de SP, PR e MS por dois anos, tratou de bagunçar o resto.

    Ah!, muitos se esquecem - com a redução da idade de abate, BOI magro ficou sendo uma coisa em extinção... O boi sai praticamente de bezerro para garrote e para a engorda... e para o abate. Boi magro vai sumir do mercado por falta de necessidade.

    Deste modo, em função dos tipos de alimentação, mineralização e manejo, bezerro em um lugar é uma coisa e em outro é bem outra coisa no entanto a disparidade das cotações confunde as pessoas. Porquê? Justamente por isto, pela diversidade de situações.

    Att, Telmo Heinen - Abrasgrãos - Formosa/GO

    0