Fala Produtor - Mensagem

  • SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS DE VILHENA-RO(DIRETORIA) VILHENA - RO 22/07/2008 00:00

    Marcha Rumo a Roraima

    Integrantes da Associação dos Produtores de Juína (Apraju) estão organizando a "Marcha a Roraima", prevista para acontecer no dia 11 de agosto. Segundo o presidente da Apraju, Aderval Bento, o objetivo da marcha é manifestar a indignação dos produtores rurais, contra o processo de demarcação em área contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol, localizada no noroeste de Roraima, que deve ser votada pelo Supremo Tribunal Federal (S TF) nos próximos meses.

    De acordo com Aderval, a caravana também servirá de protesto contra a presença e interferência de Ongs internacionais na política brasileira para os povos indígenas. "Queremos ir para a região para deixar claro que a Amazônia pertence aos brasileiros e que a presença dessas ongs internacionais só servem para tornar ainda mais difícil a vida dos produtores rurais brasileiros", enfatizou. Devem aderir ao movimento diversas regiões do Estado, principalmente Sindicatos Rurais do norte de Mato Grosso.

    As caravanas saíram de suas cidades no dia 11 de agosto com destino a Vilhena que seguirão para Porto Velho. A previsão de chegada em Manaus está marcada para o dia 14, no dia seguinte seguem para Boa Vista e de lá para Ipacaraima onde concentrará a marcha. Ipacaraima é um dos municípios existente dentro da área de reserva indígena que poderá desaparecer caso o STF mantenha a demarcação. Estão ameaçados também, cerca de 17 propriedades rurais de cultivo de arroz irrigado que produz aproximadamente 100 mil toneladas de arroz por ano. Isso representará desemprego e queda na arrecadação do Estado.

    O diretor-secretário da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Valdir Correa, esteve na região juntamente com presidentes de federações de outros estados e sobrevoaram a região e também mantiveram contatos com os produtores locais. "Eu fiquei indignado e revoltado com a situação. Não dá para entender o que o governo pretende com as ações adotadas contra os produtores da região da Raposa Serra do Sol e contra o estado de Roraima como um todo, um estado que tem um potencial extraordinário na agricultura e na pecuária e que está sendo penalizado pela miopia do governo federal", desabafou Correa.

    Fonte : Ascom Famato

    0