Fala Produtor - Mensagem

  • José Roberto de Menezes Londrina - PR 31/03/2013 00:00

    Envelhecimento precoce e arrogância juvenil -- Os adjetivos utilizados para justificar a propaganda enganosa da tecnologia Bt, demonstrada pelo curto e baixo desempenho dos híbridos de milho (com uso de transgenia para o controle de lagartas), não são compatíveis com as boas relações comerciais e não devem ser comentadas entre pessoas de bom senso.

    A transgenia é importante e necessária para o desenvolvimento e sustentabilidade da agricultura tropical, todavia, precisa dos ajustes das leis da natureza, simplicidade e eficiência.

    Os maiores níveis de danos são observados nas áreas destinadas à produção de sementes, manejadas pelas próprias empresas detentoras da patente. Culpar o agricultor para esconder o baixo desempenho da tecnologia, não está correto.

    As batalhas entre lagartas e bactérias são mais antigas que a transgenia, especialmente nas condições tropicais onde o ciclo da praga ocorre na mesma área e várias vezes ao ano. Nos agroecossistemas brasileiros, as epidemias de lagartas estão relacionadas às condições climáticas desfavoráveis aos inimigos naturais, presentes no solo. Entre eles, as espécies de Bacillus e seus milhares de genes nocivos `as lagartas. A diversidade de genes Bt por m² de solo tropical é superior aos poucos genes utilizados pela transgenia. Para cada gene Bt incorporado nas plantas existem na natureza milhares de populações de lagartas resistentes. Portanto, o aumento da população de lagartas resistentes aos eventos de transgenia está dentro da normalidade. Transferir a culpa ao agricultor é coisa de autoridades do governo e não de empresas com o mínimo de consideração aos seus clientes.

    A soja intacta será muito útil para a agricultura tropical. Todavia, será submetida às leis da natureza e suas ferramentas para manter a biodiversidade. Milhares de populações minoritárias de lagartas esperam ansiosas pela nova tecnologia que lhes fornecera proteção contra a concorrência, fartas refeições e, por consequência, o crescimento de suas respectivas populações.

    Um pedido de desculpas é pouco para a reparação dos danos econômicos e comerciais. A transgenia não substitui o manejo integrado de pragas. Assim como, multas e algemas não matam e/ou prendem lagartas. Sugiro uma pitada do bom senso de agricultores e agrônomos para temperar o controle.

    0