Fala Produtor - Mensagem

  • Tiago Gomes Goiânia - GO 07/05/2011 00:00

    Caro João Batista e equipe, sou telespectador assíduo dos Notícias Agrícolas. Gostaria de relatar o caso de minha familia em relação ao código florestal. Essa é uma situação que praticamente não esta sendo discutida:

    Meu avô, falecido recentemente, minha vó e meus dois tios sempre conduziram uma pequena propriedade rural em Lagoa da Prata-MG. Ela se encontra abaixo dos 4 modulos fiscais. A propriedade sempre foi conduzida pelos três em sistema tipico de agricultura familiar, com eventual ajuda de terceiros. Mesmo após o falecimento de meu avô, meus tios continuam na luta diaria de produtores de leite, com muita dificuldade, baixa renda, mas o amor à terra os mantêm na atividade.

    A propriedade encontra-se com reserva legal averbada nos 20% conforme a lei.

    Infelizmente não tenho visto discussão nenhuma com relação a esses produtores. Já conversei com varias pessoas especialistas, inclusive com a assessoria do Deputado Aldo e foi informado que mesmo que seja aprovado que propriedades abaixo de 4 modulos não precisarão de reserva legal, quem já tem a reserva não poderá desaverbada e, pior, não vai poder fazer uma retificação da area considerando as areas de APP no computo da reserva legal.

    Sinceramente achamos isso uma injustiça! Somos a favor das mudanças no código para que possamos produzir, mas o que estam fazendo com os que já cumpriram a legislação é um absurdo. Por exemplo, aqui na região vai ter muito médico, engenheiro que tem chacara de final de semana que não vai precisar averbar e a propria usina canavieira que tem alguns imóveis menores espalhados pelo municipio e que estão abaixo dos 4 modulos. Muitos aqui na região já estão falando que quem averbou reserva foi bobo. É triste ver que muitos que demastaram aqui na ganancia seram beneficiados e nós prejudicados. O governo fala que estas pessoas teriam preferencia no pagamento de serviços ambientais, mas será que qdo será isso. No Brasil infelizmente quem cumpre a lei só toma prejuizo.

    João Batista, gostaria muito de falar em seu programa sobre essa situação aqui na região tem mais pequenos produtores na mesma situação e essa é uma situação que não foi muito discutida. Somos a favor das mudanças no código, só gostariamos que quem é pequeno agricultor e tenha reserva legal pudesse retirar esta averbação e utilizar a area para plantio ou pastagem

    0