Fala Produtor - Mensagem

  • elcio sakai vianópolis - GO 30/04/2023 19:34

    Não entendo esta politica do etanol, tanto se fala em politicas para aumentar o consumo deste produto, no entanto vejo o etanol sempre seguindo uma porcentagem fiel em relação a gasolina. Nos obrigam a ter uma mistura na gasolina, diminuindo assim a sua qualidade e dizendo que somos uma referencia pro mundo no quesito ecologia. Esses burocratas, por que não deixam o próprio mercado definir as suas preferências, lembro que quando era criança o álcool (etanol) naquela época não chegava nem metade dos preços da gasolina, mudou muito daquela época pra hoje. Estou ansioso pra ver a preferencia das usinas de cana, se vão produzir mais álcool ou mais açúcar, já que o açúcar encontra hoje numa cotação em dólar cinquenta por cento acima em relação ao ano passado. Será que irá faltar etanol no mercado neste ano ou ele irá passar o preço da gasolina.

    0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. ELCIO, é tudo atrelado ao petróleo. Por enquanto, vemos um descasamento nas direções dos preços.

      Deve ser, por problemas climáticos na Índia pois, esse país é um grande exportador de açúcar de cana-de açúcar, como o Brasil.

      A sacarose presente no açúcar é uma fonte primária de energia para quem a consome, logo SEMPRE vai ser um produto de PRIMEIRA necessidade.

      Quanto a preferência das usinas ao que produzir. Digo que não existe a possibilidade de variar muito, mais que 10%, pois as plantas industriais têm suas máquinas instaladas para obter o produto especifico.

      No caso do açúcar... a garapa é cozida num aparelho de vácuo, vai perdendo água até a cristalização do açúcar.

      No caso do álcool ... a garapa é colocada num tanque e, ali é adicionado o fermento ... que transforma os açúcares em álcool...

      Veja que a indústria de álcool são os bichinhos, mais especificamente, os fungos, também chamados de leveduras, que "fabricam o álcool". Em seguida é destilado, onde se separa a água do álcool ... & ... daí vai pros tanques dos carros.

      As quedas do preço internacional do petróleo, segundo dizem, é que o MERCADO está prevendo uma grave crise à caminho !!!

      0