Fala Produtor - Mensagem

  • elcio sakai vianópolis - GO 12/04/2023 20:02

    A crise no agro chegou. Insumos supervalorizados na safra 22/23 e preço da soja nas mínimas. 30 de abril chegando e produtor tendo que comercializar seu produto pra honrar suas contas. Revendas de químicos com estoque alto e caro da safra atual, revenda de máquinas com maquinas e implementos a pronta entrega. Nesta safra vai ser apenas o inicio da crise, hoje me ofereceram um R.O custeio pecuário a 12% ao ano, mais um premio básico no banco. Imagino a taxa que irão cobrar por um RPL. Apertem os cintos, que o futuro vai ter muitas surpresas, imagina na próxima safra se Brasil, Paraguai e Argentina produzirem bem, é possível que América do Sul tenha incremento próximo de 50 milhões de toneladas de soja a mais em relação a esta safra.

    0
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Sr Elcio Sakai, concordo com quase todos os obstáculos por você enumerados, exceto o relacionado ao PREÇO DA SOJA... Todos tivemos a oportunidade de vendas e/ou proteções, ao longo dos últimos 12 meses. E isso não é novidade para nenhum de nós, produtores.

      0
    • elcio sakai vianópolis - GO

      Sr Cácio, tento sempre enxergar a situação no geral, no meu caso eu vendi quase 60% da minha soja antecipadamente, foi um bom negocio hoje, porem no geral acho que foram poucos que aproveitaram este momento. Vou te contar a situação do travamento da soja. No final do ano passado já tinha chegado a conclusão de que precisava de uma saca de soja a R$ 170,00 pra obter lucro com a lavoura de soja, naquele momento tinha apenas o valor de R$ 160,00 na saca de soja, na melhor da situação apenas empataria o meu custo com a minha receita. Foi difícil aceitar trabalhar de graça durante a safra de verão da soja, mas a segurança falou mais alto e fechei uma grande parte da minha produção. Hoje sou grato pelo receio que tive da safra atual porém, não culpo quem não fechou nada. A armadilha já estava pronta pra nós produtores, uma minoria conseguiu escapar dela, mas no geral a maior parte caiu na armadilha, alguns terão ferimentos leves e outros sairão bem machucados e serão internados no centro de tratamento intensivo "CTI".

      0