Fala Produtor - Mensagem

  • Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR 15/10/2022 10:19

    Os produtores do centro-oeste e outras regiões mais ao norte do Brasil conseguiram aproveitar essa alta dos preços do milho e soja nos últimos dois anos para se capitalizar, pois tiveram produtividades normais ou até acima da média.

    Aqui na região sul não tivemos essa chance. Na soja 2021 a maioria tinha feito contratos a preços muito abaixo do que foi praticado na safra (80 a 90 reais a saca) tirando o resultado da safra que já não foi grande coisa devido à seca no início e ao excesso de chuva no final. No milho safrinha daquele ano veio a pior geada dos últimos 20 anos, que nos tirou o resultado novamente. Na soja 21/22 nem preciso falar, veio a pior seca da história. Na safrinha desse ano o granizo, geada e cigarrinha. O cavalo encilhado passou e não conseguimos montá-lo.

    Para as próximas safras, o problema vai ser o custo, não só de insumos, mas de máquinas, combustíveis, fretes, serviços, juros, seguros, etc...

    Apesar de tudo, costumo dizer que agricultor é igual bambu. Verga diante da tempestade, mas não quebra. Acredito que as coisas daqui pra frente vão começar a dar certo, a começar pelo dia 30 de outubro de dois mil e 22.

    1
    • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

      O Agro vai que nem sabugo em corredeira fira alguns problemas localizados. Assim é !!

      2