Fala Produtor - Mensagem

  • Francisco Leme Galvão São José dos Campos 11/10/2022 23:48

    Acredito que melhor ainda seria se investir em pesquisas visando se obter célula de combustivel direta do tipo DEFC (Direct Ethanol Fuel cell) operacionasi nas quais não só os eletrons produzidos pela oxidação do atomos de hidrogenio mas tambem os obtidos pela oxidação dos atomos de catrbono do etanol poeriam ser usados, dispensando assim o reformador e aumentando a corrente produzida.

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    • Carlos Massayuki Sekine Ubiratã - PR

      A maioria das montadoras tem planos de substituir os carros com motores a combustão interna por outros com motores elétricos nas próximas décadas, reduzindo drasticamente a demanda por petróleo e consequentemente a emissão de CO2, pelo menos em tese. Recentemente tive a curiosidade de fazer um comparativo entre um carro a gasolina com um elétrico cujas baterias são carregadas com energia gerada por termelétricas. Levantei alguns dados interessantes que gostaria de compartilhar.

      Tomando como base um Chevrolet BOLT que tem uma bateria de 66 kwh (quilowatt hora) e uma autonomia de 400 km, vamos aos seguintes cálculos:

      Um carro a gasolina queimaria 40 litros de combustível para fazer o mesmo trajeto. Cada litro de gasolina produz 2,3 kg de CO2, ou seja, 92 kg de CO2 no trajeto de 400 km.

      Uma usina termelétrica a carvão emite cerca de 1,2 kg de CO2 para cada kwh produzido, ou seja, 79 kg para produzir os 66 kwh necessários para carregar a bateria do bolt.

      A princípio, parece que 79 é menos que 92, certo?

      Errado. Essa energia tem que ser transmitida da origem até o destino e depois tem que ser transferida da tomada para a bateria, acarretando perdas em torno de 25%, o que elevaria a emissão para algo em torno de 105kg de CO2 para fazer o trajeto de 400 km com o carro elétrico.

      Esse negócio de carro elétrico em países cuja geração de energia é feita a partir de termelétricas a carvão ou gás natural (o que inclui quase todo mundo) é pura conversa fiada. O nosso etanol, utilizado diretamente nos motores a combustão interna ou na forma de hidrogênio é uma alternativa muito mais limpa e sustentável.

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    • carlo meloni sao paulo - SP

      Estamos ainda numa fase de encontrar uma saida--- O seu comentário já exclui uma das alternativas, é com certeza o mundo enxergara isso--- As dificuldades atuais é produzir baterias mais baratas, é produzir energia elétrica adicional para substituir o petroleo-- Por exemplo a França produz quase toda a sua energia elétrica com centrais nucleares e pode em pouco tempo ampliar o sistema para suprir todos os veículos, mas ninguém sabe se essa será a solução por motivo de custo--- A Alemanha está apostando no hidrogênio, que atualmente alguém já descobriu armazena-lo em pó----Os sistemas híbridos brasileiros utilizando álcool em células eletrica já conseguiu fazer 20 Km por litro de alcool-- Eu acho que esse sistema híbrido brasileiro leva a pouco custo das baterias, é ainda mais vantajoso com relação ao custo do petróleo atual, mas a ideia de oxidase adicionalmente as células de carbono é um contra-senso pois gera CO2

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