Fala Produtor - Mensagem
-
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR 04/06/2022 05:47
-
Cácio Ribeiro de Paula
Bela Vista de Goiás - GO
Isso mesmo, Sr. Rensi !
Conclusão mais que certeira!!
Da Academia aos Talhões de Produção, quem não trilhar esse caminho (o de enxergar o Solo como um "SER VIVO", altamente complexo & dinâmico).. não vai ficar pra trás..., já FICOU!!
Isso é MARAVILHOSO!!
Antes tarde que nunca.
-
Paulo Roberto Rensi
Bandeirantes - PR
Sr. CÁCIO ... Fico feliz, pois o Sr. entendeu o que eu quis dizer .... Segundo o Sr. JOÃO BATISTA ... A VERDADEIRA COMUNICAÇÃO É ... QUANDO A INFORMAÇÃO É COMPREENDIDA !!!
.... "E VAMOS EM FRENTE" ! ! ! ....
-
Cácio Ribeiro de Paula
Bela Vista de Goiás - GO
Estamos no início do século XXI. E, vivencio cada vez mais, como o embate entre "Química Inorgânica X Química Orgânica" vem se destacando nas mídias.
Explico: Na área de produção de alimentos, tanto vegetal como animal, lidamos com vida. Ou seja, a Biologia deve ser o principal foco na atividade. Mas, há mais de um século, o solo foi "visto" como um depósito de minerais. Nada contra. Mas, atualmente estamos "enxergando" que não é bem assim.
A academia está sofrendo uma reviravolta nos conceitos e, na minha humilde visão com cataratas, penso, está consertando desvios do passado.
Veja o caso dos macronutrientes (NPK). Para determinar seu nível no solo é realizado uma análise laboratorial. Mas, como isso é feito?
Vou tentar discorrer de uma forma simples. Por exemplo o nível de fósforo é determinado por um extrator ácido (que solubiliza o fósforo do solo da amostra). Isso em condições de laboratório. Tudo bem, isso ajudou a agricultura por muito tempo. Mas, hoje, outros métodos já estão se mostrando mais próximos da realidade.
É o caso de detectar a atividade enzimática no solo. Essas enzimas são produzidas por microrganismos benéficos de vida livre do solo. Ou seja, se o "meio" solo está "BOM", esses microrganismos vão estar em franca atividade e, por conseguinte a solubilização dos minerais do solo, estará num nível adequado para o desenvolvimento dos vegetais.
Ou seja, é uma corrente, cujos elos são organismos vivos, desde os microscópicos até a macrofauna do solo, que vão "ajudar" as plantas serem fortes e saudáveis. E, esse alimento vai "ajudar" a aumentar a produção de proteína animal sobre esse solo brasileiro.
BRASIL !!! CELEIRO DO MUNDO !!!
& A AGRONOMIA SE TORNOU A PROFISSÃO DO PRESENTE !!!
PARABÉNS À TODOS OS ENVOLVIDOS !!!