Commodities
O que torna as commodities muito importantes na economia é o fato de que, embora sejam mercadorias primárias, ou minimamente industrializadas possuem “negociabilidade” global. Isto ocorre em bolsas de mercadorias, portanto seus preços são definidos em nível global, pelo mercado internacional de acordo com fatores de oferta e demanda. Por este motivo são suscetíveis a oscilações nas cotações de mercado, em virtude de perdas e ganhos nos fluxos financeiros no mundo.
Em geral, as commodities são produzidas em grandes quantidades por um vários produtores/empresas. Não apresentam diferenciação e por isso apresentam baixo valor agregado, marca de referência ou serviço que as diferenciem.
Basicamente, são negociadas em duas formas: mercado à vista e futuro (fecha-se já um contrato para entrega/pagamento futuro), e nas Bolsas de Mercadorias, são negociadas em quantidades padrões: por exemplo, na BM&F o dólar é negociado em contratos de US$ 10.000 e o café em contratos de 100 sacas de 60 Kgs.
Os principais tipos de commodities são:
Agrícolas. Ex. café, trigo, soja, milho, açúcar, farelo de soja;
Minerais. Ex. ouro, petróleo, ferro, alumínio.
Financeiras. Ex. dólar, euro, real, índices futuros.
Ambientais. Ex. créditos de carbono, condições climáticas médias em regiões do planeta.
Recursos energéticos. Ex. energia elétrica
Químicas. Ex. ácido sulfúrico, sulfato de sódio, fertilizantes.
O Brasil é um grande produtor e exportador de commodities. As principais commodities produzidas no país são: petróleo, café, suco de laranja, minério de ferro, soja e alumínio. O fato de atuar como importante produtor e exportador de commodities é positivo ao país, porém há uma dependência evidente ante aos preços praticados internacionalmente. Em períodos de crescimento econômico, implicando em demanda firme, os preços sobem e as empresas/produtores obtém boas margens de lucro. No entanto, em cenário oposto, a economia do país sofre problemas sérios.
Existem várias bolsas de negociação de commodities ao redor do globo como a CBOT/CME em Chicago, a NYBOT/ICE em Nova York, a KCBT em Kansas City, a LME em Londres. No Brasil, os negócios concentram-se na BM&F, Bolsa de Mercadorias e Futuros, que recentemente fundiu-se com a Bovespa. A BM&F/Bovespa tem como objetivo o desenvolvimento e a administração de sistemas destinados à negociação e à liquidação de operações com títulos e derivativos que tenham como objeto ou possuam como referência ativos financeiros, índices, indicadores, taxas, mercadorias, moedas, preços de energia, transportes, commodities ambientais e climáticas, nas modalidades à vista e de liquidação futura.
Fonte: XP Investimentos adaptado de Wikipédia, Tribuna Impressa e BM&F/Bovespa.
Contate-nos pelo e-mail: agricolas@xpi.com.br
Acesse nosso site: www.xpi.com.br
12 comentários

Espisódio 708 - Os riscos que correm os animais de estimação

Workshop debate a importância do cooperativismo para o desenvolvimento sustentável e segurança alimentar

Ovos: Início de mês e proximidade da semana santa elevam cotações
Lúcio Borges Pires Cristalandia - TO
Parabens pela matéria.Entender o mecanismo do merc.futuro do boi gordo, é importantíssimo para o pecuarista.Em sequencia a esta matéria esclarecedora (excelente)aqui publicada,seria conveniente um esclarecimento gráfico sobre o andamento e características de um contrato futuro de boi gordo,tais como mecanismo de ajustes diários,etc.
Samuel da Rocha Verly Boa Esperança - ES
Olá equipe do Notícias Agrícolas, esta sendo a primeira vez que leio as informações no site, mas considerei de muito valor e o conteúdo bem enriquecido para o agronegócio do País e de importância relevante para nos produtores rurais.
Será uma satisfação receber as informações e acompanhar as notícias. Obrigado. Att, SamuelMAURI KLEIN Cândido Godói - RS
Estão oferecendo contratos de soja para 2014 a R$63,00.
BRUNA ROSSINE Santa Maria - RS
Olá. Estou começando a trabalhar com a comercialização de grãos e gostaria de me aprimorar no assunto. Gostaria de saber se tem algum curso aqui no RS para iniciantes.
LAURA CLAUDINE PEREIRA SILVEIRA DE CARVALHO Rondonópolis - MT
Boa noite. Estou começando a trabalhar com comercialização de grãos e preciso me aprimorar no assunto. Gostaria de saber se temos algum curso aqui em MT para iniciantes.
Joeli Mello Campo Grande - MS
Caros amigos do Noticias Agricolas, gostaria que alguem me respodesse porque o Leite ainda não esta destacado como uma importante commodity que venha agregar junto as demais commoditys de nosso Pais?
Rafael F Nunes Canoas - RS
José Carlos, entro em contato comigo pelo e-mail rafael@montebravo.com.br !
Lhe passo as informações necessárias. Abraço.JOSE CARLOS I MACHADO Lago Sul - DF
Parabéns pelo site. Muito útil. Eu gostaria de saber quais as vantagens e/ou desvantagens em fechar um contrato (no Brasil) com operadores da CBOT/CME em Chicago em relação a BM&F/Bovespa?
João Batista Teixeira Maringá - PR
Parabens pelo novo site,ficou muito bom !!
Minha sugestão: Na pagina inicial, MERCADO FUTURO,será possível a inclusão do ARROZ,FEIJÃO, e TRIGO ? Muito ObrigadoLucas Henrique de Souza Alterosa - MG
Parabéns ficou muito bom essa nova cara do site, certamente irá auxiliar ainda mais nós produtores. Grande Abraços à todos!
Edson Passos de Deus Cabo Verde - MG
Parabém noticias agricolas, fiquem muito contente por essa cara nova
ficou muito bom um abraço a toda equipe do noticia agricolasPedro Luiz Iannini Araras - SP
Na pagina inicial da Noticias Agricolas, tem a cotação do mercado futuro.Será que alem da soja , cafe etc.. , poderia ser colocado a cotação do suco de laranja?