Commodities: entenda melhor como funciona o processo de cotações agrícolas no Brasil

Publicado em 17/10/2022 14:54 e atualizado em 20/10/2022 12:32

O Brasil é um dos países que mais produz grãos no mundo. Essas atividades sempre são feitas distantes dos grandes centros urbanos e acontecem longe dos olhos da grande maioria das pessoas, que residem nas cidades, entretanto, isso não quer dizer que elas não tenham ligação com os mercados financeiros nacionais e até mesmo globais. Para que você possa entender um pouco melhor, são as negociações internacionais, o clima, as tendências de oferta e demanda, as taxas de câmbio, as despesas logísticas e alguns outros fatores que são os responsáveis pela determinação dos preços nesse setor. 

Mesmo que você acredite que esse é um assunto muito complicado, ele é fundamental para todos os brasileiros de forma diferente, para alguns é na hora de pagar a compra no mercado, para outros é na hora de investir em algo rentável e que dê resultados. Para entender melhor sobre como funcionam as cotações agrícolas, leia as dicas deste artigo até o final. 

grãos
Imagem: Freepik 

O que é a cotação agrícola?

Se trata de um tipo específico de cotação. Em suma, significa o ato ou efeito de cotar, de estabelecer preços e valores. Por isso, se trata do conjunto de valores dos insumos agrícolas definidos pelo setor. No Brasil, ela ocorre referente ao agronegócio e também à pecuária, tanto em questão do mercado interno, quanto para exportação. 

Cotação agrícola e commodities

A palavra ‘commodities’ significa ‘mercadoria’ e é usada para designar todas as mercadorias em estado bruto ou primário, em especial os itens agrícolas. Os principais e mais importantes tipos de commodities são: minerais (petróleo, ouro, minério de ferro etc), financeiras (real, dólar, euro), ambientais (água, madeira, energia) e agrícolas (soja, trigo, algodão, café). 

Esses tipos podem ser negociados tanto no mercado nacional quanto no internacional e alguns até mesmo na bolsa de valores. A cotação na bolsa coloca na conta os contratos com compromissos de venda e compra futuramente. Dessa maneira, assim como ocorre na Bolsa de Valores, cada uma das commodities agrícolas possui o seu preço. 

Quem é o responsável pelas cotações agrícolas? 

O preço de cada uma delas muda constantemente, por exemplo, caso você queira, é possível ver o preço da soja hoje. Um dos órgãos brasileiros responsáveis por definir os preços e realizar as cotações é o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP), ele é o responsável por elaborar mensalmente quatro índices referentes ao desenvolvimento agregado das exportações do agronegócio brasileiro, são eles: o Índice Preços FOB em dólar (IPE), o Índice de Voluma (IVE), o Índice de Câmbio Efetivo do Agronegócio (IC) e o Índice de Atratividade de Exportações (IAT) ou de Preços em Reais. 

Esse órgão acompanha de forma trimestral o desempenho do comércio internacional do setor. Ele faz parte do dia a dia das pessoas que trabalham e vivem do agronegócio no Brasil e seu time é formado por acadêmicos com conhecimento no setor que interagem com mais de cinco mil profissionais ativos no segmento de insumos. 
 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agrofy

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário