Commodities: entenda melhor como funciona o processo de cotações agrícolas no Brasil
O Brasil é um dos países que mais produz grãos no mundo. Essas atividades sempre são feitas distantes dos grandes centros urbanos e acontecem longe dos olhos da grande maioria das pessoas, que residem nas cidades, entretanto, isso não quer dizer que elas não tenham ligação com os mercados financeiros nacionais e até mesmo globais. Para que você possa entender um pouco melhor, são as negociações internacionais, o clima, as tendências de oferta e demanda, as taxas de câmbio, as despesas logísticas e alguns outros fatores que são os responsáveis pela determinação dos preços nesse setor.
Mesmo que você acredite que esse é um assunto muito complicado, ele é fundamental para todos os brasileiros de forma diferente, para alguns é na hora de pagar a compra no mercado, para outros é na hora de investir em algo rentável e que dê resultados. Para entender melhor sobre como funcionam as cotações agrícolas, leia as dicas deste artigo até o final.
O que é a cotação agrícola?
Se trata de um tipo específico de cotação. Em suma, significa o ato ou efeito de cotar, de estabelecer preços e valores. Por isso, se trata do conjunto de valores dos insumos agrícolas definidos pelo setor. No Brasil, ela ocorre referente ao agronegócio e também à pecuária, tanto em questão do mercado interno, quanto para exportação.
Cotação agrícola e commodities
A palavra ‘commodities’ significa ‘mercadoria’ e é usada para designar todas as mercadorias em estado bruto ou primário, em especial os itens agrícolas. Os principais e mais importantes tipos de commodities são: minerais (petróleo, ouro, minério de ferro etc), financeiras (real, dólar, euro), ambientais (água, madeira, energia) e agrícolas (soja, trigo, algodão, café).
Esses tipos podem ser negociados tanto no mercado nacional quanto no internacional e alguns até mesmo na bolsa de valores. A cotação na bolsa coloca na conta os contratos com compromissos de venda e compra futuramente. Dessa maneira, assim como ocorre na Bolsa de Valores, cada uma das commodities agrícolas possui o seu preço.
Quem é o responsável pelas cotações agrícolas?
O preço de cada uma delas muda constantemente, por exemplo, caso você queira, é possível ver o preço da soja hoje. Um dos órgãos brasileiros responsáveis por definir os preços e realizar as cotações é o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP), ele é o responsável por elaborar mensalmente quatro índices referentes ao desenvolvimento agregado das exportações do agronegócio brasileiro, são eles: o Índice Preços FOB em dólar (IPE), o Índice de Voluma (IVE), o Índice de Câmbio Efetivo do Agronegócio (IC) e o Índice de Atratividade de Exportações (IAT) ou de Preços em Reais.
Esse órgão acompanha de forma trimestral o desempenho do comércio internacional do setor. Ele faz parte do dia a dia das pessoas que trabalham e vivem do agronegócio no Brasil e seu time é formado por acadêmicos com conhecimento no setor que interagem com mais de cinco mil profissionais ativos no segmento de insumos.
0 comentário
O início da safra de grãos 2024/25 e as ferramentas que potencializam o poder de compra do agricultor
Produção de bioinsumos on-farm, por Décio Gazzoni
Reforma Tributária: algo precisa ser feito, antes que a mesa do consumidor sinta os reflexos dos impostos
Benefícios da fenação para o bolso do produtor
Artigo/Cepea: Quebra de safra e preços baixos limitam rentabilidade na temporada 2023/24
O Biodiesel e o Biometano no Combustível do Futuro, por Arnaldo Jardim