Estratégias para proteção financeira do seu negócio em momentos de incerteza , por José Caixeta
O conflito entre Rússia e Ucrânia trouxe impactos imediatos em muitos setores e efeitos diretos ao agronegócio brasileiro. Como o cenário ainda apresenta grandes incertezas em relação ao futuro próximo e possíveis impactos às próximas safras, é essencial mapear os riscos e as oportunidades para garantir a proteção dos negócios.
Entre os riscos para os produtores rurais nesse momento estão eventuais questões relacionadas à disponibilidade de fertilizantes e volatilidade nos preços dos insumos agrícolas, cotações de commodities, câmbio, inflação e taxas de juros. No entanto, há diversas estratégias de gestão financeira disponíveis para apoiar o produtor rural nesse momento, principalmente com foco em manutenção da liquidez.
Atualmente, as commodities estão valorizadas na comercialização com o mercado internacional e, consequentemente, o nível de liquidez dos produtores também aumentou (no caso de grãos, vale lembrar também que a colheita da safra verão 2021/22 está praticamente concluída e a produção em estoque disponível para venda). Por outro lado, com um cenário de incerteza os riscos para os produtores são ainda mais significativos e, por isso, um olhar atento para a gestão do caixa é fundamental.
Uma das estratégias possíveis é preservar o caixa por meio de aplicações financeiras com alta liquidez, baixo risco de mercado e de crédito. Além disso, para aqueles tem dívida em dólar com vencimento futuro, existe a alternativa de fixar o dólar sem a utilização de caixa e, consequentemente, ficar protegido contra o descasamento cambial.
Com capital disponível, é possível ainda ampliar e otimizar oportunidades de negócios para pagamento à vista, manter bons índices financeiros, reduzir custos de captação de empréstimo e manter os empréstimos atuais com taxas mais atrativas do que as possivelmente praticadas no mercado durante a crise.
Por isso, o bom gerenciamento de caixa é uma estratégia imprescindível para gestão de riscos nesse momento de incertezas. Com um olhar cuidadoso para esse aspecto, os produtores podem identificar novas oportunidades e garantir maior segurança para os seus negócios em momentos de volatilidade.
0 comentário
O início da safra de grãos 2024/25 e as ferramentas que potencializam o poder de compra do agricultor
Produção de bioinsumos on-farm, por Décio Gazzoni
Reforma Tributária: algo precisa ser feito, antes que a mesa do consumidor sinta os reflexos dos impostos
Benefícios da fenação para o bolso do produtor
Artigo/Cepea: Quebra de safra e preços baixos limitam rentabilidade na temporada 2023/24
O Biodiesel e o Biometano no Combustível do Futuro, por Arnaldo Jardim