Scot Consultoria: Mercado interno do boi está em compasso de espera

Publicado em 06/09/2021 18:37

Thayná Drugowick
zootecnista
Scot Consultoria
 

Em 4 de setembro, sábado, foi confirmada oficialmente a ocorrência de dois casos atípicos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), a ‘’vaca louca’’, em Minas Gerais e Mato Grosso.

Importante ressaltar que o diagnóstico atípico dos dois casos, mantém o Brasil com o status de país de risco insignificante para a doença, por se tratar de uma ocorrência espontânea da doença e que não está ligada à ingestão de produtos de origem animal contaminados.

Mercado interno

Dada a confirmação, a maior parte das indústrias frigoríficas mantiveram o movimento iniciado na semana anterior e estão fora das compras. O mercado interno está em compasso de espera.

Mercado externo

Cumprindo o protocolo bilateral assinado pela China e pelo Brasil, o Brasil suspendeu a exportação de carne bovina para China em 4 de setembro.

Essa medida em conjunto com o Ministério da Agricultura reforçou a eficácia do sistema de vigilância brasileiro.

Última ocorrência 

Em 2019 foi registrado um caso atípico de vaca louca em Mato Grosso.

Tal fato, como agora, trouxe instabilidade ao mercado e a exportação de carne bovina para China também foi suspensa (por aproximadamente duas semanas). Neste período o mercado do boi gordo cedeu 3,6%, mas superou rapidamente essa depressão, com a volta à normalidade.
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Scot Consultoria

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário