Scot Consultoria: Greve dos caminhoneiros dificulta logística do mercado do boi gordo
Marina Zaia
médica veterinária
Scot Consultoria
Com as dificuldades de logística, em geral, não há referência no mercado do boi gordo e as escalas pararam de avançar.
A última alta do preço do óleo diesel, cuja cotação já estava elevada, serviu para deflagar uma onda de protestos que resultou na paralisação dos caminhoneiros.
O ato tem por objetivo pressionar o governo para diminuir impostos sobre o diesel, e interrompeu o trânsito em entroncamentos rodoviários importantes, afetando transporte de bovinos para abate.
Uma parte considerável das boiadas está enfrentando dificuldades para chegar ao frigorífico, e sem condições de adquirir matéria prima, alguns deles suspenderam todos os processos industriais e outros estão abatendo somente o gado que está no curral ou próximo da indústria.
Além dos impactos no processo de industrialização, a greve também afetou o escoamento da carne, e alguns frigoríficos estão com os estoques cheios.
O reflexo sobre o preço da carne para o consumidor dependerá do estoque no varejo. Mas se a greve perdurar, o abastecimento de carne pode ser afetado.
Clique AQUI e confira as cotações do boi.
0 comentário
Scot Consultoria: A cotação subiu nas praças paulistas
Suspensão das compras do Carrefour na França vai impactar carne bovina brasileira ou é apenas marketing sem efeito prático
Radar Investimentos: Escalas de abate mais curtas dos frigoríficos vêm sendo fator decisivo para impulsionar os preços
Boi/Cepea: Altas seguem firmes; escalas são ainda menores que em outubro
Scot Consultoria: Alta na categoria de fêmeas em SP
Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul