Paraná encerra safrinha de milho com perdas menores do que o esperado, mas estiagem já aparece na safra verão
Podcast
Paraná encerra safrinha de milho com perdas menores do que o esperado, mas estiagem já aparece na safra verão
Esta semana deve ser a última ainda com colheita da segunda safra de milho no Paraná. Com o término das atividades, o balanço realizado pelo Deral é positivo para esta safrinha no estado com uma produção que ficará entre 11,6 e 11,7 milhões de toneladas.
Segundo o analista de milho do Deral, Edmar Gervásio, as perdas foram menores do que as esperadas no começo do ano em meio a estiagem severa do estado, caindo apenas 1,3 ou 1,4 milhões de toneladas das 13 milhões projetadas para a safra.
Além disso, as condições para a comercialização da safra foram muito favoráveis aos produtores que aproveitaram os bons momentos de preços para vender 60% desta produção antecipadamente com preços médios “excepcionais”.
Agora, o que avança no Paraná é o plantio da safra de verão. O analista aponta que já existem incertezas por falta de chuva e calor intenso e isso dificulta o plantio e pode trazer impactos pontuais na produção estimada em 3,4 milhões de toneladas.
Por fim, Gervásio esclarece uma questão levantada pelo presidente do Sindicato Rural de Pato Branco/PR, Oradi Caldato, sobre a antecipação da data limite para o plantio do milho na região saindo do dia 20 de fevereiro para o dia 31 de janeiro.
“O Zoneamento é um critério técnico que define os melhores momentos para o plantio, mas o produtor pode plantar fora disso, só não terá direito a recursos públicos, eventualmente um seguro ou financiamento. Alterações pontuais no zoneamento de plantio acontecem pontualmente todo o ano em diversos municípios do estado considerando aspectos estritamente técnicos”, explica.
Confira a entrevista completa com o analista de milho do Deral no vídeo.