Do Grão à Barra #2 - Estímulo à qualidade é o próximo passo para o crescimento do cacau brasileiro, diz Ernesto Neugebauer

Publicado em 04/03/2021 10:38 e atualizado em 09/05/2023 08:51
A partir da visão empreendedora do descendente do fundador da primeira fábrica de chocolates no Brasil, conheça a história centenária do chocolate no país
Do Grão à Barra -

Podcast

Estimulo à qualidade é o próximo passo para o crescimento do cacau brasileiro diz Ernesto Neugebauer

 

Download

Neste episódio conversamos com Ernesto Ary Neugebauer, diretor da Danke Chocolates e descendente do fundador da primeira fábrica de chocolates do Brasil. Nesta histária centenária, os mercados de caucau e chocolates mudaram drasticamente, trazendo a necessidade de avanços e adapatações diante da competitividade global cada vez mais acirrada. Dessa forma, Neugebauer deixou legados como empreendedor do cacau em diversas empresas, sendo a Danke Chocolates a mais recente. Se para olhar para o futuro, primeiro é necessário aprender com o passado, ninguém melhor que Neugebauer para falar sobre a jornada do chocolate no Brasil.

O setor de cacau está passando por um revolução de mercado, muito similar ao que aconteceu com o setor de cafés especiais há alguns anos atrás. A cacauicultura brasileira, que sofreu com grandes perdas devido à doença vassoura de bruxa, vem se reinventando para conquistar novos mercados e dessa forma competir com o mercado internacional.

Nesse contexto, os termos "bean to bar" (do grão à barra) e "tree to bar" (da árvore à barra) se tornaram duas grandes vertentes de marketing que demonstram essa evolução. Assim como no café, o estímulo do "faça você mesmo" tem trazido novos interesses para o mercado de cacau e também novos olhares para o setor de chocolates.

O objetivo do podcast "Do Grão à Barra" é mostrar as histórias por trás desses avanços e assim, mostrar também como os produtores de cacau e o setor de chocolates está crescendo no Brasil. A cacauicultura brasileira é recheada de histórias de conquistas coletivas, de avanços sociais e de crescimento em busca pela sustentabilidade, já que o cacau é uma planta nativa da Amazônia e pode representar o Brasil em pautas relacionadas ao agronegócio ambientalista.

Leia Mais:

+ Cafeteria campineira aposta em influências artísticas e na diversificação de negócios

Por: Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja e milho em Chicago têm mais uma sessão de alta enquanto açúcar em NY consolida perda de quase 6% na semana
Agro e Prosa Episódio 914 - Como atingir máxima produtividades
Carta para o Papai Noel: Pedidos do Agro para 2025 | Ouça o Agro CNA/Senar #153
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Mercados de soja e açúcar e o planto de rastreabilidade da pecuária nacional
Safra 24/25 do Paraná pode chegar a 25,3 milhões de toneladas de grãos
As perspectivas para o agro em 2025, rumo à COP do Brasil
undefined