Do Grão à Barra #2 - Estímulo à qualidade é o próximo passo para o crescimento do cacau brasileiro, diz Ernesto Neugebauer

Publicado em 04/03/2021 10:38 e atualizado em 09/05/2023 08:51
A partir da visão empreendedora do descendente do fundador da primeira fábrica de chocolates no Brasil, conheça a história centenária do chocolate no país
Do Grão à Barra -

Podcast

Estimulo à qualidade é o próximo passo para o crescimento do cacau brasileiro diz Ernesto Neugebauer

 

Download

Neste episódio conversamos com Ernesto Ary Neugebauer, diretor da Danke Chocolates e descendente do fundador da primeira fábrica de chocolates do Brasil. Nesta histária centenária, os mercados de caucau e chocolates mudaram drasticamente, trazendo a necessidade de avanços e adapatações diante da competitividade global cada vez mais acirrada. Dessa forma, Neugebauer deixou legados como empreendedor do cacau em diversas empresas, sendo a Danke Chocolates a mais recente. Se para olhar para o futuro, primeiro é necessário aprender com o passado, ninguém melhor que Neugebauer para falar sobre a jornada do chocolate no Brasil.

O setor de cacau está passando por um revolução de mercado, muito similar ao que aconteceu com o setor de cafés especiais há alguns anos atrás. A cacauicultura brasileira, que sofreu com grandes perdas devido à doença vassoura de bruxa, vem se reinventando para conquistar novos mercados e dessa forma competir com o mercado internacional.

Nesse contexto, os termos "bean to bar" (do grão à barra) e "tree to bar" (da árvore à barra) se tornaram duas grandes vertentes de marketing que demonstram essa evolução. Assim como no café, o estímulo do "faça você mesmo" tem trazido novos interesses para o mercado de cacau e também novos olhares para o setor de chocolates.

O objetivo do podcast "Do Grão à Barra" é mostrar as histórias por trás desses avanços e assim, mostrar também como os produtores de cacau e o setor de chocolates está crescendo no Brasil. A cacauicultura brasileira é recheada de histórias de conquistas coletivas, de avanços sociais e de crescimento em busca pela sustentabilidade, já que o cacau é uma planta nativa da Amazônia e pode representar o Brasil em pautas relacionadas ao agronegócio ambientalista.

Leia Mais:

+ Cafeteria campineira aposta em influências artísticas e na diversificação de negócios

Por: Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Especialistas do Congresso ABAG/B3 avaliam o posicionamento do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono
Inteligência artificial e inovação otimizam pulverizações no canavial e otimizam custos
Mapa apresenta aos BRICS programa de conversão de pastagens degradadas do Brasil
Socorro aos produtores gaúchos atingidos pela catástrofe depende da análise do Senado para sair do papel
Instituições educacionais trazem foco à gestão e sucessão familiar para ampliar atuação no agro