Do Grão à Barra #1 - Setor de cacau brasileiro se reinventa e mostra que o país tem potencial para voltar a ser o maior exportador do mundo

Publicado em 25/02/2021 10:57 e atualizado em 09/05/2023 08:51
Após sofrer grandes perdas com a doença vassoura de bruxa, cacauicultura nacional passa por processo de crescimento gradual, valorizando a cadeia produtiva como um todo
Do Grão à Barra -

Podcast

Setor de cacau brasileiro se reinventa e mostra que o país tem potencial para voltar a ser o maio...

 

Download

Neste primeiro episódio do podcast "Do Grão à Barra", conversamos com o engenheiro agrônomo Lucas Cirilo, que apresentou um panorama sobre o mercado de cacau brasileiro. De maior exportador do mundo para a realidade atual, em que a produção brasileira de cacau não supre o consumo interno do país, a cacauicultura brasileira está passando por importantes transformações, focando em gerar maior valor agregado ao produto e valorizando o crescimento da cadeia produtiva como um todo.

O setor de cacau está passando por um revolução de mercado, muito similar ao que aconteceu com o setor de cafés especiais há alguns anos atrás. A cacauicultura brasileira, que sofreu com grandes perdas devido à doença vassoura de bruxa, vem se reinventando para conquistar novos mercados e dessa forma competir com o mercado internacional.

Nesse contexto, os termos "bean to bar" (do grão à barra) e "tree to bar" (da árvore à barra) se tornaram duas grandes vertentes de marketing que demonstram essa evolução. Assim como no café, o estímulo do "faça você mesmo" tem trazido novos interesses para o mercado de cacau e também novos olhares para o setor de chocolates.

O objetivo do podcast "Do Grão à Barra" é mostrar as histórias por trás desses avanços e assim, mostrar também como os produtores de cacau e o setor de chocolates está crescendo no Brasil. A cacauicultura brasileira é recheada de histórias de conquistas coletivas, de avanços sociais e de crescimento em busca pela sustentabilidade, já que o cacau é uma planta nativa da Amazônia e pode representar o Brasil em pautas relacionadas ao agronegócio ambientalista.

Leia Mais:

+ De uma agência de publicidade para as xicaras, marca de café une a criatividade com a cafeicultura

Por: Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Especialistas do Congresso ABAG/B3 avaliam o posicionamento do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono
Inteligência artificial e inovação otimizam pulverizações no canavial e otimizam custos
Mapa apresenta aos BRICS programa de conversão de pastagens degradadas do Brasil
Socorro aos produtores gaúchos atingidos pela catástrofe depende da análise do Senado para sair do papel
Instituições educacionais trazem foco à gestão e sucessão familiar para ampliar atuação no agro