Aumento do ICMS pode encarecer preço final da citricultura em até 14%; protesto em Urânia/SP já tem mais de 800 confirmados
Podcast
Aumento do ICMS pode encarecer preço final da citricultura em até 14%; protesto em Urânia/SP já tem mais de 800 pessoas confirma
A região de Urânia em São Paulo é mais uma que irá participar do tratoraço organizado por produtores rurais para esta quinta-feira (07) contra o aumento na cobrança do ICMS que irá impactar diretamente no agronegócio paulista.
Até o momento, já são mais de 800 pessoas confirmadas entre produtores rurais de 11 municípios da região, transportadores e pessoas comuns da sociedade. O encontro está marcado para as 07h00 no trevo de Santa Salete/SP as margens da Rodovia SP 320 e o comboio seguirá até o município de Urânia.
O engenheiro agrônomo e consultor em fruticultura, Ronny Cleiton Smarsi, conta que o objetivo do movimento é conscientizar a população do estado dos impactos desta medida que irão refletir em aumento de custo dos produtos ao consumidor final, inclusive aqueles que compõe a cesta básica.
No caso da citrucultura, por exemplo, Smarsi relata que o aumento de imposto será de 4,1% na compra de insumos e novamente na hora da venda do produtor ao mercado. Sendo assim, a estimativa é que o consumidor final perceba aumento de preço dos produtos da citricultura entre 8,9% e 14%.
Confira a entrevista completa com o engenheiro agrônomo e consultor em fruticultura no vídeo.